Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
feevale logo newA Universidade Feevale traz o pesquisador francês Patrick Charaudeau, criador da teoria da Semiolinguística, para uma conferência nesta segunda-feira, dia 1º de junho. O professor falará sobre Linguagem, identidade e cultura: uma relação paradoxal, em comemoração à implantação do doutorado em Processos e Manifestações Culturais.
O evento, gratuito e aberto a acadêmicos e comunidade, acontece às 20h no auditório do prédio Multicolor, no Câmpus II da Instituição (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Patrick Charaudeau é professor emérito da Universidade de Paris-Nord (Paris 13), diretor fundador do Centro de Análise de Discurso (CAD) e pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique  (CNRS).   Seus temas de pesquisa abrangem a teoria do discurso, gêneros discursivos, processos de comunicação, identidade cultural e imaginário social, didática do ensino de línguas, entre outros. É responsável pelo desenvolvimento da teoria da Semiolinguística do discurso e autor de livros como Discurso das mídias, Linguagem e discurso e Discurso político.

“A atividade de linguagem é, de algum modo, uma garantia de liberdade do indivíduo como possibilidade de interrogação e análise em relação ao outro e a si mesmo e como possibilidade de controle de nossos afetos”, afirma Charaudeau, que relacionará a importância da linguagem para a construção da identidade. Em sua conferência, o professor partirá de quatro perguntas fundamentais: Quem julga a identidade de alguém? A identidade é individual ou coletiva? De onde vem a identidade cultural? A identidade resulta da natureza ou da cultura? Com essas questões, Charaudeau procurará descrever o mecanismo de construção identitária com seu duplo movimento atração e rejeição, e seus efeitos sociais.

A vinda do professor Charaudeau ao RS é resultado de uma parceria entre o programa de pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Feevale, com coordenação da professora Juracy Saraiva, e a Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar). Mais informações pelo telefone (51) 3586-8822.