Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
fisicaO próximo colóquio do Instituto de Física da Universidade de São Paulo terá como convidado Mário Novello, professor emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), que falará sobre os “100 anos da Teoria da Relatividade Geral”. O evento ocorrerá no dia 23 de abril de 2015, a partir das 16h, no auditório Abrahão de Moraes, do IF/USP. A entrada é franca e o colóquio terá transmissão ao vivo pela IPTV USP (www.iptv.usp.br).
Novello apresentará um panorama geral do sucesso e das dificuldades da teoria da relatividade geral em seu centenário e abordará algumas tentativas recentes de sua superação.

“Em particular, veremos que a ideia original de Nordstron, Einstein e outros – que no começo do século passado tentaram construir uma teoria da gravitação tendo como base um campo escalar – é possível de ser implementada de modo semelhante como a relatividade geral se desenvolveu, isto é, por meio de sua geometrização”, disse.

Novello criou, em 1976, o Grupo de Cosmologia e Gravitação do CBPF, inaugurando o estudo sistemático da Cosmologia no Brasil. Trabalhou como pesquisador no CBPF por quatro décadas, tendo recebido um prêmio em 2006 como o cientista que mais orientou trabalhos de mestrado e doutorado na história do centro.

O físico recebeu em 2004 o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lyon (França) por seus estudos sobre modelos cosmológicos sem singularidade.

Mais informações sobre o colóquio: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (11) 3091-6965

Agência FAPESP