Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
fase-logoA Semana Científica da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) chega à vigésima edição. O encontro começa nesta terça-feira (2), às 18h, com o tema “Equidade, por um novo contrato social”. A palestra de abertura ficará a cargo da psicóloga Sonia Fleury, doutora em Ciência Política e mestre em Sociologia. Ela se aprofundará nas questões relacionadas à equidade, promovendo um debate sobre diversidade, proteção social, sustentabilidade, acolhimento, acessibilidade, gestão social e ética.
O evento tem entrada franca e as inscrições podem ser feitas no site www.fmpfase.edu.br, que também traz a programação.

“Em um país com tantas desigualdades sociais, como o Brasil, a discussão da equidade é um avanço. O país oscila entre a 6ª e a 8ª economia do mundo, no entanto estamos em 78º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano. A educação no país é comparável a de outros países miseráveis no mundo e a grande massa da população tem acesso precário aos serviços básicos”, diz o professor João Miranda, coordenador do encontro.

Durante a Semana Científica serão apresentados debates sobre câncer infantil, alergia alimentar, abordagem médica e nutricional, síndromes conversivas e assistência em saúde mental. Além de temas na área de gestão: equidade nas relações econômicas, organizações multiculturais e gestão da diversidade.

O debate sobre ensino médico estará presente na mesa de quarta-feira (3), das 16h às 17h45, com o tema "O que está mudando no curso de Medicina com as novas DCNs?", com Alexandre Villela Barbosa (FMP/Fase), Monique França Freixo (UERJ), Jéssica Borges Motta (UFSC) e Claudia Martins de Vasconcellos Midão (FMP/Fase). Depois, às 18h, ocorrerá a apresentação dos trabalhos científicos do curso de Administração.

Na quinta (4), das 18h às 21h, a discussão será sobre "Estágios e intercâmbios na formação profissional", com Eduardo Vita Aragão (FMP/Fase), Thiago Artur Coimbra de Luca (UFSC), Vanessa Leal de Castro (UERJ) Ana Cristina Frony e Paulo Mauricio Macedo (Rotary Club) e Iago M. Barreto (FMP/Fase). Na sexta (dia 5) serão apresentados trabalhos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina. O endereço da  FMP/Fase é Av. Barão do Rio Branco, 1003, no Centro de Petrópolis (RJ).