Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
De 12 a 14 de março ocorre na PUCRS o 2º Seminário Internacional Maioridade do Mercosul: Difundindo Fronteiras. Promovido pela Assessoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS, Faculdad de Ciências Sociales da Universidad de La República (Udelar) e a Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado, o evento irá debater as relações de conflito na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, abordando aspectos de territórios, descentralização e cooperação.
Estão programadas conferências, mesas-redondas, mostra fotográfica sobre as fronteiras e o lançamento de livros de alguns palestrantes e conferencistas.

O sociólogo Felipe Arocena, pesquisador do Sistema Nacional de Invest igadores do Uruguai, ministrará a primeira conferência, com o tema Fronteira, identidade e integração. A palestra abre o evento, no dia 12 de março, às 19h30min. Arocema tem diversas obras publicadas na área de cultura e foi agraciado por três vezes com Prêmio Anual de Literatura do Uruguai. O encerramento, dia 14, às 19h30min, será com o antropólogo e pesquisador Javier Taks, ligado aos temas ambientais e urbanos, e com o diretor de Ordenamento Territorial do Ministério da Habitação, Ordenamento Territorial e Meio Ambiente do Uruguai, Manuel Chabalgoity.

As atividades ocorrem no auditório do prédio 5 e no Salão de Atos, no prédio 4 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Segundo a coordenadora de Relacionamento com Governo e Terceiro Setor da AAII, Maria Izabel Mallmann, o Seminár io também avaliará resultados parciais de dois! anos de cooperação acadêmica entra a universidade uruguaia e o PPG em Ciências Sociais da PUCRS.

As inscrições podem ser realizadas no Centro de Educação Continuada, no prédio 15 ou pelo telefone (51) 3320-3680. O valor é de 5 reais para estudantes e 10 reais para os demais interessados. Os inscritos que participarem de no mínimo de 75% das atividades recebem um certificado do evento.

Programação
 
12 de março
- Inscrições - saguão prédio 5 - 14h30min às 19h

- Abertura - auditório prédio 5 - 19h às 19h30min

o   Autoridades do Governo do RS
o   Autoridades do Governo Uruguaio
o   Autoridades da PUCRS

- Conferência de Abertura -auditório prédio 5 - 19h30min às 20h30min

o   Dr. Felipe Arocena (FCS/Udelar)

- Coquetel - Saguão Salão de Atos - 20h30min às 22h

13 de março
- Mesa Redonda 1 - Desenvolvimento, territórios e Descentralização - auditório prédio 5 - 10h às 12h

o   Javier Taks (Udelar)
o   Adriana Dorfmann (UFRGS)
o   Avelar Fortunato (Unipampa)
o   Cláudio Paiva (FEE)
o   Tomás Fiori (FEE)

- Intervalo - 12h às 14h

- Mesa Redonda 2 - Fronteira, identidade e integração - Auditório prédio 5 - 14h