Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
IV Bienal da Sociedade Brasileira de MatemáticaUniversidade Estadual de Maringá - Começa, na segunda-feira (29), na UEM, a IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. A solenidade de abertura será às 14 horas, no Restaurante Universitário. Um dos mais importantes eventos da área, a Bienal tem como objetivos promover a interação da Matemática com outras áreas do conhecimento, abordando aplicações e questões interdisciplinares; estimular a formação de recursos humanos em Matemática; divulgar laboratórios de ensino e de novas tecnologias no ensino da Matemática; gerar textos de qualidade; despertar o interesse de estudantes para a pesquisa e o ensino de Matemática; entre outros. Contará com conferências, minicursos, oficinas, exibição de filmes, exposição de pôsteres e laboratórios de ensino.
As mesas-redondas abordarão os seguintes temas: O Ensino de Ciências e a Educação Básica: propostas para superar a crise; Educação a Distância; Formação Continuada; e Matemática no Ensino Fundamental. Já as palestras serão sobre A Pintura Renascentista e a Geometria; Pegadas da Geometria Algébrica no Brasil; Sistemas Dinâmicos e Teoria dos Números: o espectro de Lagrange; Doutorados em Matemática obtidos no Brasil a partir de 1942; O Jogo de Hex e o Teorema do Ponto Fixo de Brouwer; A Riqueza dos Planímetros: um pouco mais do que um exemplo do cálculo vetorial; Matemáticas: ciência básica ou caminho para o futuro?; O Segundo Teorema de Pitágoras, a Métrica do Taxista e Outras Amenidades; Criptografia Baseada em Grupos. 

Constam da programação também as palestras Gauss e a Reciprocidade Quadrática; Modelos Matemáticos: doenças por vetores; Cartas, Embaralhamentos e Matemática; Singularidades Estáveis e Invariantes; Singularidades e Geometria das Frentes de Ondas; O Conceito de Derivada no Sentido Fraco e Aplicações; Sobre Teoremas Tipo Borsuk-Ulam; Como Resolver Problemas Impossíveis; Cúpulas, Guarda-Chuvas e Tendas: membros de uma nova família de objetos; Um Introdução de Geometria Fractal e Dimensões Fracionárias; Unique Expansions of Real Number; e Alguns Problemas de Geometria Esquecidos nas Escolas Básicas.

São ainda oferecidos 32 minicursos, dez oficinas e seis exposições. As atividades serão realizadas nos blocos D-67 e F-67, no Anfiteatro Ney Marques, até 3 de outubro.
 
Outras informações pelo site www.dma.uem.br/bienalsbm/, fones 3261-4504 e 3261-4933 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

UEM/ASC