Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Machado de AssisUniversidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos realiza Seminário Nacional de Literatura e Cultura Brasileira: Machado e Rosa para marcar centenário de morte do primeiro e de nascimento do segundo. Um já arrecadou como fãs grandes escritores e cineastas contemporâneos como Salman Rushdie e Woody Allen, e foi identificado pelo crítico Harold Bloom como o maior escritor afro-descendente de todos os tempos. O outro escreveu um dos mais importantes e eruditos livros da literatura brasileria, criando inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas. Estamos falando de Machado de Assis e Guimarães Rosa (e da obra Grande Sertão: Veredas).
No ano que marca a passagem dos 100 anos da morte do primeiro e se celebra os 100 anos de nascimento do segundo, a Unisinos promove o Seminário Nacional de Literatura e Cultura Brasileira: Machado e Rosa, entre 30/9 e 3/10, com a participação de pesquisadores de instituições gaúchas e de outros estados. A palestra de abertura, cujo tema é Os personagens leitores em Machado, será proferida por Biaggio D'Angelo, da Pucsp.

Ao longo dos quatro dias de encontro, haverá exposição de vídeos e de contos, minicursos, simpósios e mesas-redondas abordando a obra desses dois ícones da literatura nacional – e mundial. Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais.

Romancista, contista, poeta e teatrólogo brasileiro, Machado de Assis é considerado um dos criadores da crônica no país. Também foi importante tradutor, vertendo para o português obras como Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo, e o poema O Corvo, de Edgar Allan Poe. Foi ainda um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e seu primeiro presidente.

Informações e inscrições: www.unisinos.br/eventos/machado_rosa

Comunicação Institucional Unisinos