Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Grande Colisor de Hádrons (LHC)Nesta sexta-feira, 19 de setembro, a Faculdade de Física da PUCRS realiza a palestra "Uma conversa sobre o Modelo Padrão e o Grande Colisor de Hádrons (LHC)". A atividade, ministrada pela professora Maria Eulália Pinto Tarragó, acontece às 18h30min, no auditório da Faculdade de Física, prédio 10 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e integra o ciclo Física às Seis e Meia.
Na ocasião, será explicado o modelo padrão da física de partículas, teoria que descreve as forças fundamentais fortes, fracas, e eletromagnéticas, bem como as partículas fundamentais que constituem toda a matéria. Também será abordado o Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider - LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, localizado no Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear - CERN), reconhecido centro de estudos sobre física de partículas.
 
O encontro é aberto ao público em geral, com entrada franca. Informações adicionais na Faculdade, pelo telefone (51) 3320-3535, site www.pucrs.br/fisica ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sobre o LHC:
É um acelerador de partículas situado em um túnel a 100 metros abaixo da superfície, de forma circular, com um perímetro de 27 quilômetros, na fronteira da França com a Suíça. Um dos principais objetivos do LHC é estudar o estado de matéria, chamado plasma de quarks e gluons, que existiu logo após o Big Bang. Espera-se encontrar os bósons de Higgs, partículas que explicariam a origem da massa das partículas elementares. Talvez se encontre "pistas" de outras dimensões do espaço, entre outras coisas.

Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM