Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
inpa-logoFoi aberto oficialmente neste domingo (5) o 61º Congresso Nacional de Botânica. A solenidade ocorreu no auditório Eulálio Chaves na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e reuniu botânicos de todo o país e do exterior. Durante o evento, que é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), foram feitas homenagens aos ex-presidentes da Sociedade Botânica do Brasil (SBB). Para a Presidente do congresso, a pesquisadora do Inpa Maria Lúcia Absy, a realização do evento em Manaus é importante, pois vai debater os rumos dos estudos em botânica na região com a maior biodiversidade do planeta.
“Manaus geograficamente está localizada em uma região com grande biodiversidade e por esse ano ser o ano da biodiversidade, é um ótimo motivo para esse evento ser realizado aqui. Além disso, serão debatidos assuntos de interesse da região como o papel da floresta nas mudanças climáticas e outros assuntos” destacou.

Conhecer para desenvolver

O diretor do Inpa, Adalberto Val, destacou a importância dos estudos em botânica na região. “Temos que conciliar o desenvolvimento sustentável  com a conservação ambiental e nada melhor do que fazer isso através do conhecimento científico e tecnológico e a botânica ocupa um papel fundamental neste processo.A botânica é a primeira ciência e sem as informações geradas por ela não temos como desenvolver ferramentas para o desenvolvimento sustentável”, enfatizou.

O Congresso Nacional de Botânica deve reunir aproximadamente 1,5 mil pessoas durante uma semana de evento que ocorre até a próxima sexta-feira. A partir da próxima segunda-feira (6) todas as atividades acontecem em horário comercial no Studio 5 centro de convenções, localizado na Avenida General Rodrigo Otávio, Distrito Industrial.  

O encontro vai contar ainda com 10 stands, 20 simpósios, 25 mesas redondas e 1,6 mil painéis onde serão expostos os trabalhos científicos. Paralelamente ocorre o I Simpósio João Barbosa Rodrigues, uma homenagem e reconhecimento à João Barbosa Rodrigues, fundador do primeiro Museu Botânico de Manaus.

O evento conta com o apoio da Universidade Federal do amazonas (Ufam), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (Ifam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Conselhos Federal e Regional de Biologia (CFBio/CRBio), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Governo do Estado do Amazonas. Mais informações no site do CNBot.

Comunicação Social do Inpa