Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Curso de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) estará bem representado no encontro nacional da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que este ano se realiza na Universidade de Caxias do Sul (UCS), de 2 a 6 de setembro. Professores e alunos apresentarão trabalhos baseados em pesquisas e atividades de extensão realizadas na Unisc, serão jurados da mostra competitiva, lançarão livros e coordenarão mesas de discussões temáticas. O tema do encontro deste ano será Comunicação, cultura e juventude. A Intercom é o maior congresso de comunicação do País.
As professoras Ângela Felippi e Fabiana Piccinin, bem como seus bolsistas, apresentarão paper com o resultado de pesquisa em andamento no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, que tem participação do professor do Departamento de Geografia e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, Rogério Leandro Lima da Silveira, além de seis mestrandos oriundos da área da comunicação e dois estudantes de Jornalismo, bolsistas de iniciação científica. A pesquisa tem como título As representações da heterogeneidade regional do Rio Grande do Sul no Jornal Nacional. O artigo será apresentado na Divisão Temática Comunicação e Desenvolvimento Regional.

A professora Ana Maria Strohschoen, juntamente com os alunos Elisio Rodrigues de Freitas e Angélica Fabiane Weise, apresentarão, na Divisão Temática Relações Públicas e Comunicação Organizacional da Intercom Junior, o trabalho de pesquisa Memória institucional: estudo de caso, a partir do encarte da Afubra (Associação dos Fumilcultores do Brasil) 55 anos, veiculado no Jornal Gazeta do Sul.

Já os professores Fabiana Piccinin e Demétrio de Azeredo Soster, mais os alunos Vanessa Kannenberg (monitora), Joel Haas e Pedro Piccoli Garcia apresentarão o paper Jornalismo diversional e jornalismo interpretativo: diferenças que estabelecem diferenças. Isso na Divisão Temática Jornalismo, subdivisão Gêneros Jornalísticos. O trabalho foi produzido a partir de pesquisa que o grupo desenvolve na Comunicação em parceria com o Mestrado em Letras da Unisc.

Demétrio de Azeredo Soster também será o mediador da mesa do Libercom intitulada Metamorfoses jornalísticas, da qual participam os professores Carlos d'Andréa (UFV), Fabiana Piccinin (Unisc), Fernando Firmino da Silva (UEPB/UFBA) e Nelia Del Bianco (UNB). No que diz respeito à divulgação de livros na Intercom, o professor Demétrio também realizará, junto com Fernando Firmino da Silva, o lançamento do Metamorfoses Jornalísticas 2: a Reconfiguração da Forma (Edunisc, 2009). A professora Ângela Felippi, por sua vez, lançará Mídia e Identidade gaúcha (Edunisc, 2009), que organiza junto com Vitor Nechi. Os livros serão lançados no Publicom.

Mostra competitiva – A Unisc também estará representada na mostra competitiva do congresso, a Expocom, por meio de professores-jurados e alunos-concorrentes, estes classificados na etapa regional (Expocom Sul), em Novo Hamburgo, ainda no primeiro semestre. No que diz respeito a quem avalia, os professores Demétrio de Azeredo Soster e Fabiana Piccinin serão avaliadores dos trabalhos da mostra competitiva, dias 4 e 5 de setembro. Os trabalhos vencedores serão conhecidos no dia 6, por ocasião do encerramento da Intercom.

Confira abaixo os trabalhos de alunos que estarão concorrendo ao Prêmio Expocom, cujos resultados serão conhecidos às 16h do dia 6, segunda-feira:

Azul da cor do Céu: Traz em sua narrativa uma crítica à poluição e degradação do meio ambiente, envolvendo o espectador em uma história de sentimentos alegres e inesperados. Além de divertir busca a conscientização das pessoas aos problemas ambientais causados pela ação humana. A história, simples e bem construída, utiliza diversos recursos que podem ser facilmente compreendidos por pessoas de todas idades e de todos os lugares do mundo. Produzido e dirigido por Marina Vlacic Morais e Matheus Unfer de Freitas na disciplina de Computação Gráfica do curso de Comunicação Social da Unisc.

Percorrendo Caminhos: Aborda de forma descontraída e educativa a importância dos pés no dia-a-dia de quatro profissionais que os utilizam como principal instrumento de trabalho, dando dicas e ensinamentos sobre os cuidados a serem tomados para ter um pé saudável e em boas condições. Com direção de Marina Vlacic Morais e Matheus Unfer de Freitas, o documentário foi produzido na disciplina de Documentário I do curso de Comunicação Social da Unisc.

Assessoria de Imprensa - Unisc