Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O curso de Filosofia e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com o Instituto de Filosofia Berthier (Ifibe), promovem, entre os dias 25 e 27 de agosto, o Seminário Nacional Theodor Adorno. O evento tem como objetivo promover o debate sobre o pensamento de Theodor Adorno e o seu contributo para a filosofia contemporânea, com ênfase nas dimensões da ética, da educação e da estética. A programação, a ser desenvolvida no Ifibe (Rua Senador Pinheiro, 350 – Passo Fundo), conta com renomados palestrantes sobre o tema.
Estão convidados a participar do seminário docentes, discentes, pesquisadores e demais interessados. A carga horária é de 30 horas, com certificação para frequência mínima de 75%.

Theodor W. Adorno (1903-1969) estudou filosofia, psicologia, sociologia e música. Seu pensamento acolheu e reinterpretou o legado marxiano, freudiano, kantiano e nietzscheano. Entrou no Instituto de Pesquisa Social dirigido por Max Horkheimer e que veio a ser conhecido como Escola de Frankfurt. Adorno tornou-se um dos mais significativos pensadores da escola frankfurtiana e do século XX e reconhecido por sua desconstrução dos sistemas totalitários. Postulou com Horkheimer o retorno a racionalidade emancipadora através da autorreflexão crítica e da elaboração de uma Teoria Crítica da Sociedade. Seu pensamento se opôs a todas as formas de violência e barbárie em defesa da formação cultural (Bildung) e da educação emancipadora.

Suas obras mais importantes são:
Dialética do Esclarecimento, Mínima Moralia, Personalidade Autoritária, Dialética Negativa e Teoria Estética.

Inscrições e informações
As inscrições para participar do seminário já estão abertas e devem ser feitas pelo site http://www.ifibe.edu.br/adorno. Para participação como ouvinte, o investimento é de R$ 15,00 e com comunicação é de R$ 30,00.

A coordenação geral do evento é dos professores Edison A. Casagranda, Eldon H. Mühl, Júlio C. Werlang, Nilva Rosin e Valdevir Both. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3045 3277, 3316 8330 ou 3316 8290.

Confira a programação:

25.08.10
19h - Abertura
19h30min - Conferência: Ética em Adorno
Conferencista: Prof. Dr. Ricardo Timm de Souza (PUCRS)
Lançamento do livro Adorno & Kafka: paradoxos do singular de Ricardo
Timm de Souza

26.08.10
13h30min - Comunicações
16h - Painel: Indústria Cultural e Emancipação
Painelistas: Prof. Dr. Angelo V. Cenci (UPF), Prof. Dr. Marcelo L. dos
Santos (PUCRS)
Debatedor: Prof. Dr. Eldon Mühl (UPF)
19h30min horas - Conferência: Educação em Adorno
Conferencista: Prof. Dr. Bruno Pucci (UNIMEP)

27.08.10
13h30min - Comunicações
16h - Painel: Teoria Critica/Autonomia e Barbárie
Painelistas: Prof. Me. Julio Cesar Werlang (IFIBE), Prof. Dndo. Oneide
Perius (UFT)
Debatedor: Prof. Me. Valdevir Both (IFIBE)
19h30min - Conferencia: Estética em Adorno
Conferencista: Prof. Dr. Rodrigo Duarte (UFMG)

Assessoria de Imprensa UPF
Universidade de Passo Fundo