Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A inclusão social e a integração de trabalhadores em cooperativas foram os temas que marcaram os debates no segundo dia do Seminário Regional O Saneamento e a Gestão Pública dos Resíduos Sólidos. O evento foi realizado em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande e a Fundação Nacional de Saúde – Funasa, no auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar – CCMar, dias 19 e 20 de agosto, como parte da programação dos 41 anos da FURG. A manhã começou com a palestra de Darci Campani, sobre Planos de Gestão de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva.
O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs, que foi diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU de Porto Alegre, mostrou ferramentas de gestão e disse, entre outras coisas, que embora nada possa ser feito sem planejamento, este também não resiste à falta de motivação e que todos precisam ser motivados a reduzir, reciclar e reutilizar.

Citou a legislação sobre o tema e reafirmou que o maior problema é fazer o diagnóstico da situação de cada município, com relação aos resíduos sólidos. “Não conhecemos os nossos resíduos”, disse o palestrante, lembrando que só 300, dos 5.600 municípios brasileiros, respondem ao Ministério das Cidades as questões sobre tonelagem, composição e qualidade dos resíduos produzidos nas cidades.

INCLUSÃO – As experiências de cooperativas de reciclagem foram a tônica das duas mesas-redondas que se seguiram, mediadas pela coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico – Nudese/FURG, Lúcia Regina Nobre. Ela falou sobre o trabalho do Nudese e da Associação Vitória, assistida pelo Núcleo. Disse que qualquer resíduo pode se transformar em arte e auxiliar no processo de inclusão social das pessoas que vivem da reciclagem. Um pouco deste trabalho foi mostrado durante o seminário, em feira de arte e artesanato no saguão do CCMar.

A professora Helena Ribeiro, da Universidade de São Paulo – USP, mostrou sua pesquisa sobre os municípios paulistas que têm reciclagem e os níveis de organização neste setor. Em seguida, chamou a atenção do público que lotou o CCMar nos dois dias de evento, a experiência da Coopercicla – Cooperativa dos Recicladores de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos de Santa Cecília/RS.

A segunda mesa redonda do dia foi “A Experiência dos Consórcios Municipais no Saneamento, Manejo e Gestão Regional de Resíduos Sólidos”, no qual foram apresentadas as experiências de dois consórcios intermunicipais: Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos – Cigres e o Consórcio Público de Gerenciamento Regional de Resíduos Sólidos Urbanos da Região da Campanha.

O seminário encerrou na tarde de sexta-feira, com reunião dos prefeitos da região, na Assembléia Geral do Consórcio Público do Extremo Sul.

Assessoria de Comunicação Social - FURG