Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realiza nessa quinta-feira (5) a palestra intitulada “Biodiversidade e conservação: do micro ao macrobioma”, tendo como palestrante a pesquisadora Siu Mui Tsai do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP). Nos últimos anos, Tsai tem realizado estudos de genética molecular para examinar as comunidades microbianas em solos, tanto no Sudeste, como na Amazônia, onde ela participa do grupo de pesquisa Terra Preto Nova da Amazônia Central financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Ao longo das duas últimas décadas, grandes avanços no campo da biologia molecular foram alcançados. Na área de conservação da biodiversidade microbiana, por exemplo, a contribuição das técnicas moleculares tem sido um dos melhores exemplos, por permitir a bioprospecção de genes para identificação de um número abrangente de espécies bacterianas.

Esses avanços geraram novas áreas de pesquisa que deverão produzir um conhecimento nunca antes alcançado pelo homem. No Brasil, o acesso a esses conhecimentos tem sido promovido pelas fundações estaduais de apoio técnico-científico através de programas especiais para apoio a projetos e formação de recursos humanos no país e no exterior.  

Os biomas brasileiros detêm imensos recursos genéticos, com algumas riquezas ainda pouco exploradas, mas que apresentam riscos de conservação se indevidamente explorados, especialmente tratando-se de seus solos e sua biota, pois para isso, devem ser integralmente associados como a composição da vegetação, as práticas de manejo do solo, assim como as atividades antropogênicas nestes ambientes.

A prioridade da palestra é, por tanto, debater as possibilidades de desenvolvimento de tecnologias que possam restaurar os ecossistemas degradados da maior parte desses biomas, envolvendo desde o micro até o macrobioma.

Sobre a Palestrante
A pesquisadora Siu Mui Tsai é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1971), com mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) em 1974 e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela USP em 1978, pós-doutorado em ecologia microbiana e em estudos genéticos da fixação biológica de nitrogênio em feijoeiro, na Universidade de Califórnia - Davis (1989-1992).

Desenvolve pesquisas no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Ecologia Microbiana Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: interação planta-microrganismos, simbioses, marcadores moleculares, sequenciamento de genomas, genes de defesa em plantas, biodiversidade e estrutura de comunidades microbianas. Membro do Conselho Curador da Fundação Luiz de Queiroz. Recipiente da Medalha Mérito Científico e Tecnológico - SP (2000) e do Prêmio Scopus 2008. Eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências em maio de 2008.

Núcleo de Comunicação Digital (NCD)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)