Sua atividade de pesquisa relaciona mais de 250 artigos científicos e várias patentes de substâncias bioativas isoladas de organismos marinhos. Entre elas, a de uma substância modelo que serve de ponto de partida para fármacos destinados ao tratamento do câncer, atualmente em fase de estudos pela companhia canadense Alethia BioTherapeutics.
O conhecimento do mundo submarino ampliou-se de forma expressiva nas três últimas décadas com a evolução das técnicas de mergulho autônomo e exploração com robôs. Ao mesmo tempo, os cientistas passaram a contar com o instrumental de análise mais sofisticado para identificar propriedades de novas substâncias. Assim, o manancial de produtos naturais dos oceanos ganhou importância e passou a oferecer um campo de pesquisa muito promissor, explica o professor Roberto Berlinck, do Instituto de Química da USP de São Carlos.
Cenário ainda em grande parte desconhecido para a pesquisa, a área traz outro motivo de atração: o metabolismo de plantas e animais marinhos é diferente dos terrestres. A conferência de Raymond Andersen apresentará uma das linhas de trabalho inovadoras, na qual as substâncias isoladas revelam grande potencial de exploração como modelos de fármacos.
Tema – Bioactive Marine Natural Products – Drug Leads and Cell Biology
Data: 29 de maio de 2010
Área: Produtos Naturais
Conferencista: Raymond Andersen, da Universidade de Columbia Britânica, Vancouver, Canadá
Fonte: SBQ – Sociedade Brasileira de Química – www.sbq.org.br



