Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A conferência Bioactive Marine Natural Products – Drug Leads and Cell Biology (Produtos Naturais Marinhos Bioativos – Indicadores para Novos Fármacos e Biologia Celular), que acontecerá dia 29 de maio, na 33ª Reunião Anual da SBQ, vai mostrar um panorama das pesquisas realizadas pelo professor Raymond Andersen, da Universidade da Columbia Britânica, de Vancouver (Canadá). Andersen é considerado um dos pesquisadores mais importantes nesse campo, tendo iniciado seus trabalhos, de forma pioneira, em 1968, período em que o tema era praticamente desconhecido.
Sua atividade de pesquisa relaciona mais de 250 artigos científicos e várias patentes de substâncias bioativas isoladas de organismos marinhos. Entre elas, a de uma substância modelo que serve de ponto de partida para fármacos destinados ao tratamento do câncer, atualmente em fase de estudos pela companhia canadense Alethia BioTherapeutics.

O conhecimento do mundo submarino ampliou-se de forma expressiva nas três últimas décadas com a evolução das técnicas de mergulho autônomo e exploração com robôs. Ao mesmo tempo, os cientistas passaram a contar com o instrumental de análise mais sofisticado para identificar propriedades de novas substâncias. Assim, o manancial de produtos naturais dos oceanos ganhou importância e passou a oferecer um campo de pesquisa muito promissor, explica o professor Roberto Berlinck, do Instituto de Química da USP de São Carlos.

Cenário ainda em grande parte desconhecido para a pesquisa, a área traz outro motivo de atração: o metabolismo de plantas e animais marinhos é diferente dos terrestres. A conferência de Raymond Andersen apresentará uma das linhas de trabalho inovadoras, na qual as substâncias isoladas revelam grande potencial de exploração como modelos de fármacos.


Tema – Bioactive Marine Natural Products – Drug Leads and Cell Biology
Data: 29 de maio de 2010
Área: Produtos Naturais
Conferencista: Raymond Andersen, da Universidade de Columbia Britânica, Vancouver, Canadá

Fonte: SBQ – Sociedade Brasileira de Química – www.sbq.org.br