Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
univates logoCom Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 3,8248, o curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates é o sétimo melhor do país entre todas as instituições de ensino, conforme levantamento realizado pela Revista Quero Bolsa. De acordo com a coordenadora do curso, Gisele Dhein, uma soma de fatores contribui para esse resultado,
especialmente a dedicação dos estudantes e as ações que integram ensino, serviço e comunidade, como as atividades práticas realizadas em parceria com municípios do Vale do Taquari que beneficiam a população. “Onde há um psicólogo, o curso está. Procuramos contemplar o máximo possível a diversidade de atuação do profissional”, destaca ela. “O corpo docente trabalhando de forma alinhada e o colegiado preocupado em discutir questões metodológicas de ensino e de aprendizagem, principalmente por meio de metodologias ativas, também contribuem para esse resultado”, afirma.

Gisele ainda destaca o número de estudantes que são bolsistas de pesquisa ou de extensão. Somadas as duas áreas, os alunos de Psicologia representam 12% do total de bolsistas de pesquisa e de extensão na Instituição. “É preciso mencionar os estudantes que participam de atividades voluntárias, as quais geralmente são interdisciplinares e complementam os conteúdos vistos em sala de aula”, acrescenta ela.

Para as práticas, o curso de Psicologia realiza atendimentos multidisciplinares na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), vinculada ao Centro Clínico Univates. A coordenadora cita a atuação do Diretório Acadêmico e dos estudantes na realização de eventos que abordam os mais variados temas da psicologia. “Eventos como o Projeções em  Psicologia ou o Almoço com Psicologia não apenas integram os estudantes, como também abordam questões pertinentes à formação dos alunos e que, de alguma maneira, são trabalhadas nas questões do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, a partir do qual o CPC é estabelecido. Além disso, sempre há participação de um professor responsável, o que demonstra a relação entre o curso e os estudantes”, afirma ela.

O curso oferece também a possibilidade de diplomação como professor de psicologia para atuar em escolas de ensino básico e técnico e em espaços não formais. Para isso, o estudante opta, ao iniciar o curso, por uma carga horária complementar de 840 horas, realizada em conjunto com a Pedagogia.

Curso já formou mais de 100 psicólogos

Até o momento, o curso de Psicologia da Univates, que teve início em 2007, já formou 103 profissionais. De acordo com pesquisa realizada recentemente pela Instituição, cerca de 80% dos diplomados estão empregados na área. “Muitos deles estão atuando em políticas públicas. Também temos diplomados que já ingressaram em programas de residência multiprofissional e programas de pós-graduação”, afirma a coordenadora. Ela acrescenta ainda que é frequente a participação de diplomados em aulas da graduação, o que contribui para que os estudantes tenham contato com a realidade do mercado de trabalho.