Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
No domingo, 19 de junho 2016, às 17h, acontecerá uma conversa entre o francês Serge Haroche, prêmio Nobel de Física em 2012, e o físico brasileiro Luiz Davidovich, professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Com mediação de Bernardo Esteves, repórter da revista Piauí, o debate, uma parceria entre o Instituto Moreira Salles (IMS-RJ) e a ABC, ocorrerá no cinema do IMS-RJ após a exibição do filme Copenhagen, de Howard Davies.
Os dois físicos se conhecem desde os anos 1980 e estabeleceram uma relação de amizade e parceria profissional. Serge Haroche foi condecorado, junto com o pesquisador norte-americano David Wineland, com o Nobel de Física em 2012 pelo desenvolvimento de inovadores métodos experimentais que permitem a medição e a manipulação de partículas quânticas individuais. A pesquisa explora o campo de óptica quântica, que lida com a interação entre luz e matéria. O físico nasceu em Casablanca, Marrocos, e é professor na École Polytechnique e na Universidade Pierre e Marie Curie. Em 2001, foi nomeado professor do Collège de France, da disciplina de física quântica. É membro da Academia de Ciências da França, da Academia Europeia de Ciências e membro associado da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Luiz Davidovich é professor titular do Instituto de Física da UFRJ, especializado em óptica quântica. Davidovich graduou-se em física em 1968 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e obteve seu doutorado em 1976 pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, sob a orientação de Herch Moysés Nussenzveig. É membro da Academia Mundial de Ciências para o Progresso da Ciência em Países em Desenvolvimento (TWAS) e da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2000, com o Prêmio TWAS de Física em 2001, com o Prêmio Álvaro Alberto (CNPq) – o mais importante da ciência brasileira – e a Medalha Tamandaré (Marinha do Brasil), em 2010. O filme Copenhagen (2002) é uma adaptação homônima da peça de Michael Frayn, baseada no histórico encontro, em 1941, entre Niels Bohr e Werner Heisenberg, físicos cuja parceira ajudaria a estabelecer as bases teóricas para a construção da bomba atômica. Os ingressos para a exibição do filme, seguida do debate, vão custar R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia) e também estão disponíveis em www.ingresso.com, de acordo com a capacidade de lotação da sala. O Instituto Moreira Salles fica na Rua Marquês de São Vicente, 476, na Gávea, Zona Sul do Rio.

Mais informações: www.ims.com.br.