Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O aniversário de 40 anos do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (Muzar/ICB/UPF) foi marcado por uma atividade de interação com a comunidade e com o início da exposição de uma onça pintada. No dia 25 de agosto, data em que comemora-se a fundação do Museu, uma turma de alunos do 5º ano da Escola Municipal Eloy Pinheiro Machado, localizada no loteamento Leonardo Ilha, bairro vizinho do Muzar, realizou uma visita especial de integração entre a escola e o museu de ciências naturais.
Divididos em dois grupos, os alunos conheceram os laboratórios de botânica e zoologia, onde aprenderam os processos de conservação e identificação de plantas, taxidermia e conservação de animais, e também conheceram as coleções onde estão acondicionadas as peças do acervo do Muzar. Ainda participaram de exibição de vídeos na Sala Verde, sobre a geração, destinação e reciclagem dos resíduos sólidos e das exposições, com o intuito de compreender um pouco mais sobre biodiversidade. Durante essa atividade de “investigação”, os estudantes foram questionados sobre as características e curiosidades dos animais, plantas, rochas e fósseis que compõem o acervo do museu.

Na mesma data, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas realizaram um abraço simbólico ao Muzar, em apoio a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, órgão no qual o Muzar tantas vezes se inspirou, aprendeu e trocou ideias e que continua visualizando futuras parcerias.

Atração principal

A grande atração do Museu, neste momento, é a exposição da Panthera onca, também conhecida como onça-pintada. O nome da onça fêmea é Brisa. Ela permaneceu durante sete anos no Zoológico da UPF e morreu em 2007. A onça veio do Zoológico de Sapucaia do Sul. A Brisa do Zoo é uma espécie de rainha dos biomas brasileiro. De acordo com os responsáveis pelo Museu, a onça, mesmo morta, salvará muitas da sua espécie, através da educação sensibilizadora realizada pela equipe. Os interessados em conhecer a onça-pintada podem visitar o Muzar.

Visitação

O Muzar/ICB/UPF recebe a comunidade geral, instituições de ensino de Passo Fundo e de toda a região. Os grupos podem fazer agendamento para visitas pelo telefone (54) 3316-8316 ou pela página www.upf.br/muzar.