Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Como uma homenagem aos 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro, começou ontem, 30 de outubro, e vai até domingo, 2 de novembro, a 14ª Primavera dos Livros, feira literária promovida pela Liga Brasileira de Editoras (Libre). Com entrada gratuita, o evento acontece nos jardins do Museu da República (Rua do Catete, 153), de 10 às 21h.
Neste ano, com expectativa de um público de 50 mil pessoas, haverá a participação de 120 editoras de todo o País e mais de 15 mil títulos estarão à venda, com descontos de até 50%. No dia 1º de novembro, haverá um festival de poesia, que contará com a participação dos escritores Tavinho Paes, Mano Melo, Celina Portocarrero, Juliana Hollanda, Bayard Tonelli, Tanussi Cardoso, Pedro Lago e Pedro Lage, entre outros. A homenagem à cidade maravilhosa terá como ponto alto a participação do Grupo Oficina Experimental de Poesia, formado por jovens poetas universitários, que farão leituras performáticas de textos poéticos de grandes escritores, alguns esquecidos, que falam do subúrbio carioca, da orla das praias, da vida na cidade, entre outros aspectos do Rio. No mesmo dia, às 20h, será realizado o sarau literário.

Mesas-redondas acontecerão entre 31 de outubro e 2 de novembro e discutirão temas contemporâneos da literatura e de outras áreas, como poesia contemporânea em língua portuguesa, cultura e religiões afro-brasileiras, relações entre literatura e cinema, o novo romance policial brasileiro, a Primavera Árabe, entre outros. Segundo o presidente da Libre, Haroldo Ceravolo Sereza, a cidade sempre foi fonte de inspiração para os escritores, “e é isso que queremos mostrar com esta homenagem: como a cidade e seu conteúdo são vistos ao longo do tempo por poetas e ensaístas. E também como a Cidade Maravilhosa vive a literatura. A Primavera dos Livros nasceu no Rio e estará mais do que nunca carioca”. A Primavera dos Livros é uma realização da Liga Brasileira de Editoras (Libre), com o patrocínio do Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e social (BNDES) e o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e do Museu da República. Mais informações: http://www.libre.org.br