Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
projeto portinariDemocratizar a obra de Candido Portinari. Esta é a principal proposta do novo Portal do Projeto Portinari – www.portinari.org.br, que estará no ar a partir do dia 21 de fevereiro. Fruto de mais de 30 anos de pesquisa e uma catalogação minuciosa sobre a obra do pintor, sua vida e época, o Portal Portinari agrega a este complexo conteúdo, totalmente disponível na web, uma interface inovadora, que explora as tecnologias disponíveis para propor uma navegabilidade mais acessível e lúdica para o grande público.
De acordo com o Professor João Candido Portinari, Fundador e Diretor Geral do Projeto Portinari, mais de 95% das obras de Portinari estão inacessíveis à vista pública, pois pertencem a coleções privadas. “Sempre sonhei em disponibilizar as obras ao maior número possível de pessoas. A obra de Portinari carrega mensagens éticas e de valores humanos em prol da paz, retrata a vida, alma e o povo brasileiro. No início, há 33 anos, não havia tecnologia para isso. Hoje, novas ferramentas nos permitem colocar esse conteúdo no colo das pessoas. Batizamos esse ideal de ‘Portinari para todos’. No novo Portal, os usuários – crianças, jovens, estudantes, professores, pesquisadores, curiosos ou simplesmente amantes da arte – poderão navegar brincando”, afirmou o Professor João Candido.

O novo Portal acessa diretamente todo o acervo do Projeto Portinari, uma complexa base de dados com cerca de 30 mil itens relacionados, entre obras, cartas, fotografias, periódicos, depoimentos, que se referem não só a Portinari como também a seus contemporâneos – Carlos Drummond de Andrade, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Luís Carlos Prestes, Afonso Arinos, entre outros.

“Não queríamos publicar um folder online de consulta, mas proporcionar ao usuário uma experiência sobre a obra, a vida e a época de Portinari, convidá-lo a mergulhar nesse universo”, comentou Maria Duarte, coordenadora geral do projeto do Portal. “O Portal Portinari une a complexidade e riqueza de um acervo construído há 33 anos, as diversas possibilidades oferecidas pela tecnologia e o desejo de disponibilizar este conteúdo ao maior número de pessoas”, complementa.

Desenvolvido com a utilização de tecnologia de ponta, a linguagem HTML 5 – ferramenta mais atual na concepção de sites –, o novo Portal Portinari pode ser facilmente acessado também em tablets ou smartphones.

Logo na home, é apresentada em forma de mosaico a obra completa de Portinari, 5 mil imagens, além de documentos e uma seleção de fatos históricos que contextualizam a produção do pintor. A navegação sobre o acervo já começa nesta primeira tela, em que o usuário pode usar filtros ou busca por texto livre para localizar uma obra ou um documento. Cada item do acervo, quando acessado, apresenta um infográfico que mostra seus relacionamentos com todos os outros itens do acervo do Projeto Portinari.

Empresa mantenedora do Projeto Portinari, a Queiroz Galvão Exploração e Produção se sente honrada por participar como patrocinadora do desenvolvimento do Portal. Segundo Lincoln Rumenos Guardado, CEO da QGEP, a educação é uma das linhas de priorização dentro da companhia. “É com muito orgulho que participamos do processo de criação deste Portal, que leva as obras de Portinari a um público ainda maior. Este site é um projeto inovador e pioneiro, que amplia o acesso dos jovens à cultura e à educação. Não tínhamos como não participar desta iniciativa, uma vez que a disseminação da educação é um dos nossos principais objetivos”, disse.

Projeto Portinari: arte, ciência e tecnologia

A degradação natural das transparências coloridas e de documentos sempre foi uma grande preocupação do Projeto, uma vez que a constituição do registro visual em cores e em preto-e-branco da obra completa do pintor exigiu mais de 20 anos de trabalho e investimentos. De fato, seria impensável voltar a localizar e fotografar novamente as obras dispersas por todo o mundo. Surgiu assim a idéia de preservar o acervo de fotografias das obras por intermédio de imagens digitalizadas, a serem armazenadas em meios óticos de grande permanência. Havia também que assegurar um controle cromático preciso que permitisse corrigir a cor, de modo a chegar o mais perto possível do original fotografado. Nessa busca, o professor João Candido consultou cientistas que estavam empenhados em pesquisas sobre a preservação da imagem colorida, dando os primeiros passos na área da imagem digital. Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia, esses problemas já foram resolvidos, assegurando-se a máxima fidelidade cromática das reproduções, a começar pelos arquivos digitais, o que foi de fundamental importância para as diversas utilizações do acervo visual do Projeto Portinari.

Outro desafio foi a constituição de uma base de dados multimídia. A primeira base de dados, implementada pelo professor João Candido Portinari em HyperCard (aplicativo da Apple) serviu de ponto de partida para o que veio a seguir.

Entre os inúmeros exemplos dos frutos dessa interação com a área de ciência e tecnologia, talvez o mais propriamente situado na fronteira da pesquisa científica seja o “Projeto Pincelada”, motivado por um dos grandes desafios enfrentados pelo Projeto Portinari: a questão das obras falsas. Usando, entre outros recursos, a inteligência artificial, a classificação automática de objetos e redes neurais, o programa tem como objetivo analisar a autenticidade de uma pintura partindo de uma amostragem de macrofotografias de pinceladas do artista recolhidas de trabalhos reconhecidamente autênticos.

Pioneirismo tecnológico

O Projeto Portinari foi pioneiro em propor, na década de 80, a utilização de processos digitais e de tecnologia da informação nas diferentes áreas de seu trabalho. Em 1998, inovando mais uma vez, o Projeto já disponibilizava todo seu acervo na internet para o público. Para a época, o site era tecnologicamente avançado e atendia bem seu público principal, composto primordialmente por pesquisadores. Disponibilizava muitas informações e cruzamentos, mas devido aos limites tecnológicos impostos à época, tinha a qualidade das imagens limitada, além de um conteúdo audiovisual restrito. Mas mesmo assim, já situava o Projeto Portinari como uma referência para outras instituições culturais no Brasil e no exterior, já que poucos artistas no mundo contavam com sua produção catalogada disponível em rede.

Mapa do Site – www.portinari.org.br

 
I) ACERVO PROJETO PORTINARI
O acervo pode ser acessado pelo Portal através de três caminhos:

- Mosaico (Home):
O mosaico que compõe a home do site é a entrada lúdica e imediata para o conjunto da produção do artista. É comporto pela obra completa do pintor, além de documentos e fatos históricos que contextualizam sua produção. A busca pode ser feita a partir de texto livre, data e pelos filtros que dividem a produção do artista em tipo, tema, cor, suporte e técnica. Ao clicar em algum dos itens do mosaico, se tem acesso às informações básicas do item e a um infográfico que mostra os relacionamentos deste item com outros itens do acervo. Clicando em um dos itens relacionados, abre-se uma nova busca, tendo como centro este novo item do acervo.

- Listas:
O acesso ao acervo também pode ser feito a partir de listas, para uma interação mais rápida e objetiva com os itens catalogados: obras, pessoas, documentos, fatos históricos, eventos, entidades.

- Busca avançada:
Para uma busca precisa e pontual, pode-se utilizar a busca avançada. Esta funcionalidade do Portal Portinari é voltada para pesquisadores que visam cruzar dados para chegar a itens específicos disponíveis no acervo.

II) CONTEÚDO INSTITUCIONAL

- Candido Portinari – Sobre o Pintor
    Apresentação
    Cronologia
    Fortuna crítica: principais citações sobre o pintor;
    Bibliografia

- Projeto Portinari – Sobre o Projeto Portinari
    Apresentação
    Realizações
    Projetos futuros
    Prêmios
    Equipe
    Publicações

- Arte e Educação – Sobre ações do Núcleo de Arte-Educação do Projeto Portinari
    Apresentação
    Material educativo

- Notícias

- Agenda: seção dedicada à agenda das ações/exposições do Projeto Portinari.

- Contato
    Fale conosco
    Requisição de imagem
    Perguntas frequentes

- Sala de imprensa
Apresentação
Material de divulgação

- Termo de uso

- Créditos

- Patrocinadores

 
Sobre o Projeto Portinari
Inicialmente voltado para o resgate sistemático, minucioso e abrangente da vida e da obra de Candido Portinari, bem como da época em que viveu, o Projeto Portinari visa também colocar a obra do artista a serviço da busca da identidade cultural e de preservação da memória nacional. Além disso, pretende contribuir para uma ação sociocultural ampla, voltada para melhor compreensão do processo histórico-cultural brasileiro. Empenha-se ainda em exercer uma atuação voltada especialmente a crianças e jovens, tomando por base os valores sociais e humanos presentes em todo o universo portinariano, para suscitar uma reflexão sobre a realidade brasileira e mundial.

O resgate da memória da vida, obra e época de Portinari se processa por meio do levantamento, organização e pesquisa de informações, bem como da digitalização de imagens. Nessa perspectiva, o Projeto já apresenta os seguintes resultados: levantamento de 5.300 pinturas, desenhos e gravuras atribuídos ao pintor, assim como de mais de 25 mil documentos sobre sua obra, vida e época; pesquisa da autenticidade das obras (Projeto Pincelada); processamento digital das imagens; organização do arquivo e de correspondência (mais de 6 mil cartas) e do acervo de fotografias históricas, filmes e recortes de mais de 10 mil periódicos, livros, monografias, textos e memorabilia; registro de mais de 70 depoimentos de artistas, intelectuais, políticos, amigos e parentes de Portinari, totalizando mais de 130 horas gravadas (Programa de História Oral); publicação do Catálogo Raisonné “Candido Portinari – Obra Completa”, primeira publicação dessa natureza em toda a América Latina.

A atuação sociocultural do Projeto Portinari se dá pela disponibilização da obra do artista ao público, a exemplo da produção da primeira exposição retrospectiva da obra de Portinari – mostra realizada em 1997, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP); da edição e/ou participação na edição de publicações alusivas a Portinari; da criação de material para divulgação da vida e da obra de Portinari; do planejamento e execução do “Projeto Guerra e Paz” – restauração dos painéis em ateliê aberto a estudantes e público em geral, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, além de exposição ao público do Brasil e do exterior.

No campo socioeducativo, o Núcleo de Arte-Educação e Inclusão Social implementa projetos de ensino / aprendizagem que associam diretamente a obra de Portinari aos princípios de uma Cultura de Paz. Podem ser citados, entre outros, a exposição itinerante “O Brasil de Portinari”; o projeto “Se eu fosse Portinari”; as exposições “Portinari – Arte e Ciência” e “Tempo Portinari”; o projeto “Portinari – Arte e Meio Ambiente”; o programa educativo do “Projeto Guerra e Paz”; o projeto “Portinari – Bauzinho do pintor”. A primeira edição, dedicada à literatura, relaciona a obra do artista ao livro “Menino de Engenho”, de José Lins do Rego; a segunda associa a pintura de Portinari a questões do meio ambiente.

É importante ressaltar, ainda, o fato de que, desde sua criação dentro da área científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o Projeto Portinari busca interagir com outros campos do conhecimento, em especial os de ciência e tecnologia, no sentido de criar e adaptar novas metodologias e técnicas que possam ser úteis a pesquisadores e instituições empenhadas em projetos congêneres.

Em reconhecimento ao trabalho que desenvolve, o Projeto Portinari conta atualmente com o patrocínio da empresa Queiroz Galvão Exploração e Produção e os apoios do Ministério da Cultura, da PUC-Rio, da Portinari Licenciamentos, do escritório Luís Guilherme Vieira Advogados Associados, da Nauru e da Galeria Dom Quixote.