Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unilesteMG-logoNo próximo sábado (19/2), os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) darão início à série 2011 do prazeroso Café Cinematográfico. O filme que abrirá os encontros do ano é Ensaio sobre a Cegueira, dirigido por Fernando Meirelles. A exibição tem entrada franca e será realizada às 9h, no Auditório Padres do Trabalho, campus Coronel Fabriciano. Os participantes do evento devem contribuir com alimentos para a realização de um lanche comunitário. Ensaio sobre a Cegueira foi lançado em 2008 e baseia-se no livro de mesmo nome do autor português José Saramago. “A história retrata uma epidemia de cegueira que prolifera-se por um país, resultando no colapso da sociedade”, adianta Rodrigo Cristiano Alves, professor responsável pela atividade.
Do Nobel ao cinema

Fiel à obra original, o filme traduz para o cinema um drama em que, aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.

Assim como na obra de José Saramago, detentor do único Nobel de Literatura da língua portuguesa, o foco do filme não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade, que perde tudo aquilo que considera civilizado. O brilho branco da cegueira ilumina as percepções dos personagens principais, e a história torna-se não só um registro da sobrevivência física das multidões cegas, mas, também, da sua dignidade e dos seus mundos emocionais.

O filme abriu o 61º Festival de Cannes, em 2008, e provocou críticas opostas e enfáticas. A despeito de todas as controvérsias, ao final da obra o espectador estará, no mínimo, intrigado pela dúvida que o autor de Ensaio sobre a Cegueira nos impõe: “É preciso cegarem-se todos para que enxerguemos a essência de cada um?”.

Serviço

19/2 (sábado) – Café Cinematográfico

Exibição do filme Ensaio sobre a Cegueira

9h – Auditório Padres do Trabalho

Campus universitário de Coronel Fabriciano

Evento gratuito e aberto ao público

Os participantes devem contribuir com alimentos para um lanche comunitário.


Assessoria de Comunicação Social
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais