Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Mais de 30 mil quilômetros percorridos em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal por três meses. Um inventário da cultura indígena, com depoimentos, entrevistas e paisagens está em 40 horas de filmagem, distribuídas em 31 fitas de vídeo - Betacam SP de 90 minutos. A coleção acompanha a segunda edição do "Séculos Indígenas no Brasil: Catálogo descritivo de imagens", publicado pela Edipucrs e organizado por Frank Coe, André Ramos e Ir. Édison Hüttner, com tiragem de dois mil exemplares. Todo o projeto é realizado pelo Núcleo de Pesquisa Indígena da PUCRS (Nepci), Fundação Darcy Ribeiro, Karioka Multimedia e Sociedade Indígena Nheengatu.
A Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS será a primeira instituição no País a receber o kit em DVDs, na quinta-feira, 18 de novembro, às 9h30min, no saguão do prédio 16 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As outras três são Fundação Nacional do Índio, Centro Técnico Audiovisual/Ministério da Cultura (Minc) e Fundação Darcy Ribeiro. O material também está autorizado para ser lincado e registrado em catálogos de bibliotecas. A transformação para DVD foi feita pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS.

O grupo busca apoio para distribuir o material em larga escala. Frank Coe, produtor e diretor, diz que se pretende incentivar que comunidades indígenas façam seus próprios filmes. Algumas aldeias têm Pontos de Cultura Indígena, do Minc, com ilhas de edição e conectadas à internet. "As realidades são muito diferentes. Numas não há nem luz e em outras existe energia solar". O líder indígena Alvaro Tukano participou das filmagens como orientador e roteirista.

O primeiro "Séculos Indígenas", em 2008, teve mais de um milhão de acessos pela internet. Para Ir. Édison, coordenador do Nepci, o catálogo mostra a imagem e a voz do índio e de seus pensadores. "Cada foto e gesto dessa obra é uma chave entrando na fechadura, símbolo de recolocação do ícone no mosaico da identidade da nação brasileira".

O material pode ser útil nas escolas. Uma lei federal de 2008 exige que, a partir de 2011, os currículos do Ensino Fundamental e Médio incluam temas ligados à história e cultura indígena e afro-brasileira. A obra pode ser acessada em PDF no endereço www.pucrs.br/ edipucrs/nepci/ seculosindigenas2.pdf.

Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM