Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Arca Cultural, um acervo itinerante de obras de escritores ribeirãopretanos, vai ancorar na Unaerp a partir do dia 22 de novembro, ficando na Universidade até 15 de janeiro. O projeto da Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL) foi idealizado pelo escritor Camilo André Xavier e inaugurado em setembro na E.E. Otoniel Mota. Criada para divulgar a produção literária local e facilitar seu acesso à população, principalmente, aos jovens estudantes, a Arca tem um acervo constituído por obras produzidas pelos membros da Academia e também por autores ribeiraopretanos.
O formato itinerante permite que seja sediada por instituições de ensino das redes municipal, estadual e privada, dos ensinos Médio e Superior de Ribeirão Preto. Acoplado ao projeto, há também um ciclo de palestras proferidas para os alunos das instituições anfitriãs.

A abertura foi realizada na E.E. Otoniel Mota, em 8 de setembro, com a participação da Diretora Regional de Ensino, Profa. Gertrudes Ferreira; da Secretária Municipal de Educação, Profa. Débora Vendramini; da Academia Ribeirãopretana de Letras, representada pelo seu atual presidente Dr. Camilo Xavier; da E.E. Otoniel Mota, representada pelo seu diretor Prof. Jorge Lemasson Azenha; de representantes da Câmara Municipal e do Instituto do Livro; acadêmicos da ARL e escritores locais.

Na Unaerp, a cerimônia de recebimento da Arca acontece no dia 22, às 20h30, no Instituto de Línguas Estrangeiras. Nesse local permanece até 15 de janeiro para visitação dos alunos da Universidade e do público em geral. Depois, a Arca vai excursionar por  várias escolas, faculdades e centros universitários.