Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unifoa-walter-fonsecaApós a segunda guerra mundial, os pensadores humanistas e existencialistas passaram a refletir sobre a importância do ser humano. A partir daí, foi criado um movimento mundial para promover a humanização das relações humanas. Embora pareça redundante, o termo tem um significado bem diferenciado: colocar o ser humano acima da tecnologia e dos interesses comerciais e buscar a conscientização das pessoas para o cuidado e a atenção com o próximo.
Influenciado por toda essa carga filosófica, o médico e professor do curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, Walter Luiz Sampaio da Fonseca, lançou, pela Editora FOA, o livro "Fundamentos teóricos para a reflexão ética no ensino da área da saúde". O lançamento aconteceu no prédio da Medicina, no campus Três Poços, no dia 5, e contou com a presença de diversos alunos e professores.

De acordo com Walter, a ideia de escrever o livro surgiu durante seu Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Como precisava de um produto para finalizar o curso e sempre gostou de estudar temas relacionados à ética, resolveu escrever seu primeiro livro voltado para a área médica.

“A humanização das relações humanas passa, naturalmente, pela ética. É impossível dissociar uma coisa da outra,” afirmou o professor. “Mas vale lembrar que o livro não é um manual de boa conduta. Está mais para um material de reflexão para os alunos do curso desenvolverem seus comportamentos éticos,” explicou, destacando que o livro será distribuído para alunos do curso de Medicina e professores.

A obra é dividida em três partes: pensadores clássicos; ética – o que dizem os pensadores contemporâneos; e ciclo da vida (vida, consciência e morte). A intenção é fazer uma análise histórica do emprego da ética, deixando para o leitor a responsabilidade de tirar suas próprias conclusões.

Uma vida dedicada à Medicina

Walter Luiz Sampaio da Fonseca graduou-se em Medicina, pela UFF de Niterói, em 1970. Estudou em Paris, na França, e possui um diploma de mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica, na década de 90, e trabalhou no então Hospital da CSN e no UniFOA, onde já foi diretor do curso de Medicina e ministra aulas há quase 40 anos. Hoje, aos 64 anos, Walter é um dos médicos mais procurados para entrevistas pelas rádios, jornais e TVs da região.

Assessoria de Imprensa UniFOA