Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unirio_logoA pianista Réne Lecuona é a convidada da próxima terça-feira, 16 de novembro, da Série UNIRIO Musical. Professora da Universidade de Iowa (EUA) e aclamada pela crítica internacional, Réne apresenta um repertório variado, com peças de Beethoven, Chopin, Sergei Prokofiev, Lawrence Fritts e Erin, dentro da programação de novembro da Série, cuja curadoria é do Prof. Marco Túlio, do Instituto Villa-Lobos (IVL/UNIRIO). As apresentações da Série UNIRIO Musical são gratuitas e ocorrem sempre às terças-feiras, às 17h, na Sala Villa-Lobos do Centro de Letras e Artes da Universidade (CLA – Av. Pasteur, 436 – Urca).
Réne Lecuona tem tido seu trabalho reconhecido e elogiado por críticos da Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos devido a suas gravações e performances em diversas partes do mundo, como em países da América do Sul, Estados Unidos, México, Caribe e Itália. A pianista já participou de gravações de inúmeros CDs, incluindo um com a música de Margaret Brouwer (pelo selo CRI), que ganhou o 2000 Contemporary Art Music Burton Award. Doutora em música pela Eastman School of Music, Réne é professora titular de Piano na University of Iowa, onde prepara estudantes para exames de admissão em instituições americanas de prestígio. Muitos de seus alunos têm sido premiados em importantes competições, como Starr Young Artist Competition e Toradze Piano Institute Fellowship.

Sobre a Série UNIRIO Musical

A Série UNIRIO Musical completa oito anos de apresentações musicais gratuitas semanais, às terças-feiras, às 17h. A Série integra o Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha, tradicionalmente realizado em setembro, além de ter uma programação fixa, em edições temáticas: Violões; Em Boa Companhia (duos e trios); A Voz Humana (canto solo, pequenos grupos e coros); Música Nova na UNIRIO (música contemporânea instrumental); Música de Câmara; Piano e Cia.; e Festival de Sopros. No mês de novembro, a Série tem a curadoria do Professor Marco Túlio, do Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (IVL/UNIRIO).


Programa – 16 de novembro

Sergei Prokofiev (1891-1953)
Selections from Visions Fugitives

Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Sonata in F minor, opus 57 “Appassionata”        
I - Allegro assai
II - Andante con moto
III - Allegro ma non troppo

Intervalo

Erin Gee (1974-)
Mouthpiece XIV for piano solo (2010)                              

Lawrence Fritts (1952-)
Imprimitivity (2010)                                                             

Frederic Chopin (1810-1849)
Ballade no. 4 in F minor, opus 52  


SERVIÇO: UNIRIO MUSICAL

- Dia 16 de novembro, às 17 horas.

Réne Lecuona (piano)


Local: UNIRIO - Sala Villa-Lobos – Instituto Villa-Lobos: Av. Pasteur, 436, fundos, Praia Vermelha

Telefones para informações: 2542-4477 e 2542-4294
Entrada franca. Estacionamento grátis no local.
Capacidade: 80 lugares.

- Não há distribuição de senhas.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Coordenação de Comunicação