Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Você sabia que o samba de roda baiano, que em 2005 se tornou Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca? O ritmo nasceu no Recôncavo Baiano e foi levado pelos negros que migraram da Bahia para a então capital do Império na segunda metade do século XIX.  De volta às suas origens, o Samba de Roda será tema do evento História no Ponto, que acontece amanhã, sexta-feira, dia 22 de outubro, no Ponto de Cultura Samba de Roda, em Santo Amaro, Bahia.
Crianças e adultos estão convidados a participar do encontro, que mistura música, dança, poesia e festa. A abertura da programação, às 14h, fica a cargo do historiador Marcos Alvito, Ph.D pela University of Leicester, que promove um debate sobre o “batuque apimentado” brasileiro.  Em seguida, às 17h, o Grupo de Samba de Roda das Raparigas do município de Saubara entra em cena para uma apresentação cultural. O encontro será registrado no site (balaio.rhbn.com.br).

O História no Ponto é uma iniciativa da Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN), que, em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, vem promovendo uma série de encontros com historiadores que já publicaram artigos na revista para discutir assuntos ligados ao cotidiano ou às peculiaridades de cada região

História no Ponto vai promover ainda debates em seis dos quase mil Pontos de Cultura espalhados pelo país. Os próximos são nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Amapá, Tocantins e Ceará. A iniciativa já passou pelos estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rondônia e Pernambuco nos meses de agosto, setembro e outubro.

A RHBN, que conta com o patrocínio da Petrobras, é distribuída mensalmente nas escolas públicas e nos Pontos de Cultura de todo o país. Mais informações no site www.revistadehistoria.com.br/balaio.


Serviço:

História no Ponto
Debate: “Samba de Roda

Local: Ponto de Cultura Samba de Roda
Rua do Imperador, No. 1, Santo Amaro (BA)

www.balaio.rhbn.com.br

Dia: 22 de outubro
Horário: a partir das 14h