Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
alianca-francesaA Aliança Francesa de Belém receberá em seu stand XIV Feira Pan-Amazônica do Livro autores da Guiana Francesa para bate-papo e lançamento de livros. Participarão os alunos da Aliança Francesa de Belém e 15 alunos das escolas Alexandre Zacarias de Assunção, Aldebaro Klautau e do IEEP (instituto de Educação do Pará). Após bate-papo, intermediado pela tradução de professores da Aliança, seguirá o coquetel com lançamento de livros e autógrafos. A iniciativa surgiu da parceria entre Aliança Francesa e Promolivre para promover a Guiana Francesa (um departamento ultramarino francês; junto com as Ilhas Martinica, Guadalupe no Caribe, e a Réunion).
A Promolivre é uma associação criada em 1997 na Guiana, com o objetivo de promover escritores e autores da Guiana Francesa para através deles se conhecer mais sobre esse departamento.

Dominique Boisdron, tesoureira da Associação Promolivre ressalta que a participação da Guiana na Feira do Livro em Belém é indispensável devido a proximidade geográfica e cultural das duas zonas Amazônicas, para isso a cada ano a associação faz uma seleção de autores para a Feira do Livro de Belém, que elegeu os autores Raphael Létard, a Sylviane Vayaboury e René Coeta.

“Esses autores foram selecionados por terem uma nova publicação e porque os livros tratam de assuntos reais, sobre a diversidade e a originalidade da Guiana Francesa, o que dá maior visibilidade a esse departamento francês. São obras que retratam a Guiana”, explica Dominique Boisdron.

A autora Sylviane Vayaboury falará sobre seu livro La Crique, que é o nome de um bairro popular de Caiena. Publicado em janeiro de 2010, o livro conta a história de uma onda de resistência, uma longa procissão entre o sonho e a realidade, a tradição e a modernidade. Sylviane nasceu em Cayenne capital da Guiana, fonte de inspiração para o seu primeiro romance autobiográfico “Rue Lallouette prolongée”, publicado em 2006. A autora é atualmente encarregada de missão documentária no Centro Regional de Documentação Pedagógica em Caiena.

A PROMOLIVRES selecionou Raphael Létard por ser um autor de fácil leitura para um público jovem. Létard acabou de lançar o livro “l’enfant de La mangrove” que fala sobre os detalhes da pesca e da caça tal como foram praticadas durante a sua infância. Ele explica as estradas usadas, o intercambio de coisas no rio e os dias na praia que não existe mais hoje. Essa obra foi tão bem explicada que alunos do Colégio de Caiena com grandes dificuldades gostaram muito, e seus testemunhos estimula a aprendizagem literária.

As pequenas histórias contadas nessa obra fazem reviver uma Guiana apaixonante.  O livro “De Gorée à Nanterre: destin d’une marronne” que acaba de publicar põe em cena uma descendente de “Marrons” e um jovem francês que se encontram no Rio. A jovem mulher acompanha o seu pai que se encarrega de um grupo de turista.  O autor introduz elementos sobre a escravidão, a história dos povos Marrons do planalto das Guianas. Ao largo da historia, o narrador não hesita em dar o seu ponto de vista. Isso faz com que a narração seja pontuada de explicações e julgamentos.

René-Claude COËTA nasceu no dia 16 de janeiro de 1955 em Caiena, na Guiana. Entre os livros publicados por COËTA está  “Sinnamary une cité et des hommes: 1626-1848”(Sinnamary, uma cidade e os homens) que trata de um ensaio sobre a identidade de reseidente da Guiana Francesa. O livro foi publicado pela L’Harmattan em 1992. O livro publicado em maio deste ano “Bel-Air: Destinées croisées” (Bom-Ar: Destinos cruzados), um romance histórico, será o tema de seu bate-papo na Feira. Apaixonado pelo Brasil, o autor milita em particular para o desenvolvimento de intercâmbios culturais no âmbito da cooperação regional que esta ocorrendo na vasta região.

O stand da Aliança também recebe o autor francês Jean-François Le Cornec, o cônsul honorário da França no Amapá, que já mora há mais de 30 anos no Brasil. Jean-François Le Cornec lança seu livro “Terra sans Mal?” que além de ser um romance de aventuras, em parte, inspirado em fatos reais, descreve a dificuldade na implementação de um programa de desenvolvimento sustentável em uma região vital para o planeta e ainda ilustra a banalização do uso da violência no Brasil.

O francês Jean-François Le Cornec nasceu na cidade de Rennes, na região de Bretagne, no noroeste da França. É formado em Letras e em Inglês, pela Universidade de Haute-Bretagne. Mudou-se para o Brasil em 1976, para atuar na Aliança Francesa, em Belém (PA), onde lecionou, foi auxiliar de direção e produtor de atividades culturais. Em 1996 mudou-se por interesse próprio para o Amapá, onde montou um empreendimento da área de hotelaria, a Pousada Ekinox, bem como passou a tocar a administração de uma Reserva de Proteção Particular. Pouco depois recebeu a honrosa missão de ser o Cônsul Honorário da França no Amapá.

Os bate-papos com os autores acontecem nos dias 28 de agosto e 1 e 4 de setembro, sempre às 17h seguido de coquetel e autógrafos às 18h, no stand da Aliança Francesa XIV Feira Pan-Amazônica do Livro.

Serviço

Os bate-papos serão às 17h, seguido de coquetel e autografo de livros às 18h

Coquetel de lançamento do livro do autor Jean-François Le Cornec: 28 de agosto de 2010

Coquetel de lançamento do livro dos autores Sylviane Vayaboury e Raphael Letard: 01 de setembro de 2010

Coquetel de lançamento do livro de René Claude Coete: 04 de setembro de 2010

Assessoria de Comunicação da Aliança Francesa de Belém