Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A cultura polonesa no século XXUniversidade de Passo Fundo - A sexta-feira, 5 de setembro, terá uma programação especial para os interessados em cultura e música polonesa em Passo Fundo. A “Noite Polonesa”, promoção conjunta entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Prefeitura Municipal, apresentará uma palestra com o tema “A cultura polonesa no século XX”, uma apresentação cultural e um recital de piano.

O convidado para falar sobre a cultura polonesa é o professor da Universidade de Varsóvia, Jerzy Mazurek, que está em Passo Fundo desde o mês de julho participando de diferentes atividades relacionadas à divulgação da cultura e história de seu país e apresentar suas pesquisas sobre a imigração de povos europeus no Rio Grande do Sul, desenvolvidas com apoio do Instituto de Estudos Ibero-Americanos de sua instituição. A permanência do professor em Passo Fundo faz parte do processo de internacionalização da UPF, que busca aproximação entre as pessoas, respeitando-se as peculiaridades de suas identidades e o desejo de influenciar e ser influenciado por idéias, valores, usos, costumes e vivências artístico-culturais.

Além da palestra, a “Noite Polonesa” contará com uma apresentação do Grupo Folclórico Polonês de Erechim, o Jupem, e um recital com o pianista Tiago Halewicz, de Porto Alegre. O Jupem atua há mais de 40 anos com o intuito de preservar a tradição, o folclore, as músicas, culinária e artesanato poloneses e estará demonstrando, por meio de um espetáculo de dança folclórica, um pouco da cultura daquele país. Já o músico Tiago Halewicz executará obras de compositores poloneses, entre eles Fryderyk Chopin.

A “Noite Polonesa” é um evento aberto à comunidade e gratuito. A programação será desenvolvida a partir das 19h30min, no Teatro do Sesc.

Intercâmbio de escritores e intelectuais
A UPF também poderá ter, já a partir do próximo ano, uma parceria com a Embaixada da Polônia do Brasil, que viabilizará a vinda a Passo Fundo de escritores e intelectuais poloneses, especialmente no período das Jornadas Literárias. A atividade será financiada por um instituto polonês que atua em parceria com a Embaixada. A justificativa da proposta se deve à aproximação de professores da Polônia às Jornadas Literárias de Passo Fundo e ao trabalho de 27 anos pela leitura e pela literatura desenvolvido na UPF.

Assessoria de Imprensa UPF