Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
istvan-jancsoO livro István Jancsó: Um historiador do Brasil será lançado nesta quinta-feira (12/8), às 19h30, no Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo. Organizado por Marco Morel, Andréa Slemian e André Nicacio Lima, o livro narra a trajetória da vida e da carreira do historiador morto em março, aos 71 anos. A obra deriva de sete encontros dos organizadores com Jancsó, entre 2007 e 2009. Jancsó foi professor titular do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo e coordenador do Projeto Temático “Fundação do Estado e da nação brasileiros (1780-1850)”, apoiado pela FAPESP.
O historiador também foi um dos mentores da Biblioteca Brasiliana, projeto que inclui a construção de uma biblioteca na USP e a digitalização de cerca de 40 mil volumes que integravam a Biblioteca Guita e José Mindlin, doada à USP em 2006.

O Projeto Temático coordenado por Jancsó gerou mais de 20 livros, além de seminários, teses, dissertações e a revista Almanack Braziliense, que reúne a contribuição à historiografia brasileira que é feita continuamente por estudiosos envolvidos com os estudos do tema.

No mesmo dia, também serão lançados outros três livros ligados ao Projeto Temático: Escravidão e política: Brasil e Cuba (1790-1850), de Márcia Berbel, Rafael Marquese e Tâmis Parron; Soberania e Conflito, coletânea organizada por Vilma Peres e Cecília Helena de Salles Oliveira; e A quebra da mola real das sociedades: a crise do Antigo Regime português na província do Grão-Pará (1821-1825), de André Roberto de Arruda Machado.

O lançamento será a partir das 19h30 no Centro Universitário Maria Antônia, à rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, na capital paulista.

Mais informações:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Agência FAPESP