Os Encontros Culturais em Língua Alemã contemplam diferentes temáticas, tais como cinema (filmes: comédia, drama, contos de fada, policiais – romances, Heimatfilm etc.), literatura (contos em geral, de fadas, poesias, Kurzgeschichte), história, religiosidade, hábitos e costumes, cultivo da terra e de animais domésticos, meio ambiente, dialetos, cerveja, cidades/regiões alemãs, estudo na Alemanha, televisão e imprensa alemã, culinária, música, festas/eventos, tradições, entre outros. Cada encontro buscará ir ao encontro dos interesses do grupo participante.
O objetivo da atividade é valorizar a língua alemã presente em nossa região e construir pontes entre nossa realidade e a dos países de língua alemã, principalmente da Alemanha. A participação é gratuita e pode participar toda pessoa interessada na preservação da língua regional e que queira conhecer e discutir diferentes questões que envolvem essas diferentes realidades. Mais informações pelo telefone (51) 3717-7381 ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Sobre o filme:
HERBSTMILCH - “Ninguém prometeu que a vida seria fácil – mas também que seria tão dura, igualmente ninguém falou”. O filme baseia-se no livro de memórias da agricultora alemã Anna Wimmschneider que viveu no sudeste da Bavária e cuja história se passa entre os anos 1927 e final da segunda guerra mundial. Um documento de vida que fala sobre o destino de pessoas simples do campo. Trata de pessoas que precisam prover seu pão com o suor de sua labuta diária. Daí o nome Herbstmilch, que na região de Niederbayern designa o leite azedo magro, tão magro que não pode ser vendido e serve de alimento para pessoas em condições de extrema penúria. Com este leite é feita uma sopa (Herbstmilch Suppe) a qual se agrega batatas para conferir um pouco de substância.
A agricultora Anna Wimmschneider nasceu em Niederbayern em 1919. Em 1927 morre sua mãe e contando apenas 8 anos, precisa assumir as lidas caseiras e cuidar de seus 7 irmãos e ajudar no sustento da família. Aos 18 anos se apaixona pelo agricultor Albert que logo após o casamento é enviado para a guerra, enquanto Anna fica na casa da família do marido, onde sua sogra faz de sua vida um inferno.
Em 1989 a história da vida de Anna Wimmschneider foi transformada em filme, num moderno “Heimatfilm” e bateu recordes de bilheteria. A melodia que acompanha o enredo é a famosa “Kuckuckswalzer”. Com este filme o cineasta Joseph Vilsmaier contribuiu em muito para a renovação do gênero Heimatfilm, muito apreciado nos anos 50, mostrando, não um mundo idílico e perfeito, mas a realidade, por vezes muito dura, da vida.
Com duração de 105 minutos, o filme traz no papel principal Werner Stocker e Dana Vávrová, que também atuaram juntos nos filmes “Rama dama”e “Rosenmil” e ficaram conhecidos, no final anos 80, como o casal romântico do cinema alemão. No entanto, a morte precoce de Stocker em 1993 e de Dana em 2009 privou o cinema alemão de seu conhecido par de sonhos.
Assessoria de Imprensa - Unisc