
Promovida em parceria com a Embaixada de Portugal e o Instituto Camões, as exposições “Descobrimento do Brasil” e “O Tempo da Língua” ficarão abertas para visitação no período de 17 a 30 de abril, no Internacional Shopping Guarulhos. A entrada é franca.
Com coordenação executiva de Pedro Moreira e textos de Jorge Couto, Max Gudes e Joaquim Romero, “Descobrimento do Brasil” traz 23 painéis abordando temas como Colombo e o Tratado de Tordesilhas; a Descoberta da Terra de Vera Cruz; Organização Social e Política; o início do escambo; a Representação do Índio na Arte Portuguesa; a Guerra e a Antropofagia, entre outros. As peças foram criadas para as comemorações dos 500 anos do Brasil, sob coordenação da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.
Em “O Tempo da Língua” é apresentado a trajetória histórica da língua portuguesa, idioma falado por cerca de 250 milhões de pessoas em mais de dez nações. Através de 14 painéis, assinados pelo Instituto Camões, são apresentados aspectos da fonética e fonologia (sons), morfologia (estrutura das palavras), sintaxe (estrutura das frases) e semântica (significados).
A Mostra Especial Portuguesa ficará aberta todos os dias, das 10h às 22h. Escolas ou pessoas que queiram visitar a exposição em grupos devem agendar horário no telefone (11) 2464-1737.
Cursos
Paralelamente à mostra, a Universidade Guarulhos promoverá uma série de atividades voltada aos conceitos da língua portuguesa. A participação também é livre. Entre as questões abordadas estão as novas regras da ortografia e a história da língua portuguesa.
Serviço
Mostra Especial Portuguesa: “O Descobrimento do Brasil” e “O Tempo da Língua”
Data: de 17 a 30 de abril
Local: Internacional Shopping Guarulhos – Rodovia Presidente Dutra, km 230, Itapegica, Guarulhos.
Horário: diariamente, das 10h às 22h
Entrada gratuita
Programação das atividades:
22/04, às 20h – Palestra: “As novas regras da Ortografia”. Ministrante: profa. Marilda Caruso
23/04, às 20h – Palestra: “História Externa da Língua Portuguesa”. Ministrante: profa. Bradamante Polimeno
25/04, às 14h – Palestra: “A Gramática e a Ortografia no Português Histórico”. Ministrante: prof. Juracy Britto
27/04, às 19h – Lançamento do livro Técnicas de Alfabetização e de Ortografia, de autoria do professor Alcebíades Fernandes Jr.
28/04, às 14h – Oficina: “Técnicas de Alfabetização e de Ortografia”. Ministrante: profa. Angélica de Oliveira
29/04, às 15h – Palestra: “Ortografia: elemento regularizador da forma escrita de palavras”. Ministrante: profa. Angélica de Oliveira
Assessoria de Comunicação UnG