Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Ao cair da tarde do dia 29 (quarta-feira), o Complexo de Lazer Vadião, da Universidade Federal do Pará, tradicionalmente destinado às noites de forró, terá um evento diferente.  O Projeto Quartas Culturais, da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), levará a Mostra Estudantil de Música às margens do rio Guamá. A ideia também é promover um caldeirão cultural, uma vez que o evento pretende demonstrar a diversidade da arte musical paraense por meio das diferentes iniciativas na área, protagonizadas pela própria UFPA.
Os grupos representativos do Encontro de Artes de Belém (ENARTE), do Sarau de Letras, do Rock‘n Rio Guamá, do Ciclo das Quartas e da Mostra de Intérpretes de Música Popular Brasileira, que já integram a agenda do cenário cultural de Belém, aproveitarão a oportunidade para apresentar ao público o que cada um desses projetos tem a oferecer.

Além de José Júnior e Nana Reis, vencedora do II Festival de Música da RBA/2010,  a Quarta Cultural terá, ainda, a participação de Felipe Cordeiro e os Astros do Século, que anteciparão uma mostra do CD produzido por André Abujamra. “Barato Kitsch” é o nome do show do grupo – formado por vários alunos e ex-alunos da UFPA –, marcado pela irreverência e criatividade, conectando o tecnobrega, o carimbó e as guitarradas, entre outras referências.

Prêmio PROEX - Nesta Quarta Cultural também será lançado o Prêmio PROEX de Arte e Cultura/2010, que contempla as categorias Artes Visuais, Música, Artes Cênicas, Audiovisual, Memória e Patrimônio, Formação em Artes e Conexões Culturais – Universidade e Movimentos Sociais, ao qual podem se inscrever alunos e servidores da UFPA.

Uma oficina de elaboração de projetos para auxiliar os interessados a submeterem propostas ao edital será realizada nos dias 4 e 5 de outubro, das 14h às 16h, no auditório da SEGE (prédio da Reitoria). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As Quartas Culturais têm a iniciativa de uma política cultural integradora e abrangente, além de proporcionarem lazer à comunidade acadêmica, incentivando, desenvolvendo e divulgando a produção e o artista local.

Convidados - O evento irá receber Nana Reis, José Júnior e banda base da SAM (Música Popular) – Projeto Mostra de Intérpretes da MPB; Banda Malachai (Rock Rural) – Projeto Rock‘n Rio Guamá; Pimentas inflamáveis (Fusion: guitarrada, jazz, heave metal, reggae...) e Graduation Band (Instrumental) – Projeto ENARTE; Arte e Protesto (Música, performance e videoarte); Projeto Ciclo das Quartas Sarau de Letras (Música e Poesia); Felipe Cordeiro e os Astros do Século – Convidados especiais

Serviço: O Projeto Quartas Culturais é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Apoio Cultural e da Diretoria de Assistência de Integração Estudantil. O evento acontece toda última quarta-feira do mês, às 17h. Entrada franca.

Assessoria de Comunicação DAC/PROEX
Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA