Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
IFRJPor entender que a Energia é uma temática importante, estreitamente ligada com a vida, o Espaço Ciência InterAtiva (ECI), Campus Avançado Mesquita, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) inaugurou a sua primeira exposição individual permanente em 29 de março de 2010. Desde então, a mostra “Energia e Vida” já recebeu um público superior a 2 mil visitantes. Alunos e professores da rede pública e privada, representantes de associações de moradores e demais pessoas puderam desfrutar e participar dos debates instigados pela temática da exposição.
O ECI atende principalmente aos Municípios da Baixada Fluminense, região carente de incentivos relacionados à divulgação científica.

Aqueles que ainda não foram conferir, não podem perder esta chance. A exposição está no Campus Nilópolis do IFRJ, localizado na Rua Lúcio Tavares, 1.045, Centro. Para o público em geral, o horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. As escolas interessadas podem entrar em contato com o ECI e agendar uma visita pelo telefone 2691-9804 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Por causa das férias escolares, a exposição ficará fechada no período de 16 de julho a 02 de agosto.

A mostra, por meio da interdisciplinaridade, trata de diversas formas de energia, desde os processos biológicos para o funcionamento do corpo, até as formas de consumo de energia elétrica, sem esquecer as possíveis soluções para uma melhor exploração dos recursos energéticos já existentes.

Tendo a filosofia educacional como um fio condutor, o ECI desenvolve cursos de formação continuada de professores, onde são abordados os temas relacionados à exposição. Cerca de 80% dos docentes que participaram do curso visitaram a exposição com seus alunos, bem como incentivaram outros colegas a trazerem suas turmas.

Além da exposição, são oferecidas aos professores e visitantes, oficinas que podem ou não possuir relação com o tema Energia e Vida. O centro de ciências também dispõe da mostra itinerante “Tenda da Ciência”, em que diversos aparatos lúdicos interativos são levados até o público em praças públicas, feiras, escolas do interior do Rio de Janeiro, entre outros eventos.

O ECI agrega uma equipe multidisciplinar, abarcando mediadores, funcionários e professores de diversas áreas do conhecimento. Mediante o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, o centro de ciências busca divulgar e popularizar a ciência de forma divertida e prazerosa.

Assessoria de Comunicação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro