Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A solenidade de lançamento público do Projeto Eletrosul Megawatt Solar, no qual a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina (Ideal) e a Eletrosul anunciam a aprovação de financiamento da ordem de 2,8 milhões de euros, ocorre na próxima sexta-feira (25/9), às 9h, no auditório da Reitoria da UFSC.
Na mesma cerimônia ocorre também o lançamento do livro "Energia Eólica para Produção de Energia Elétrica", de Ronaldo dos Santos Custódio, diretor de Engenharia da Eletrosul. 

O projeto foi desenvolvido pela UFSC, em parceria com o Instituto Ideal, para incentivar a produção de energia solar fotovoltaica em prédios públicos federais no Brasil. Pela proposta, uma potência nominal de um megawatt em geradores solares será instalada no complexo sede da Eletrosul, sobre o edifício principal e nas coberturas - a serem construídas - para bicicletários e estacionamentos. Os sistemas vão gerar anualmente, em média, 1,2 GWh, o que equivale ao consumo anual de cerca de 400 residências. 

Todos os geradores solares a serem instalados na Eletrosul serão interligados à rede elétrica pública, o que faz com que dispensem o uso de baterias. O projeto pretende vender a energia gerada para os consumidores livres e especiais interessados em vincular a sua imagem à produção de energia limpa. 

Através deste projeto, a UFSC, o Instituto Ideal e a Eletrosul pretendem dar o passo inicial para incentivar a instalação de geradores solares fotovoltaicos integrados à arquitetura em prédios públicos e privados que ocupam grandes áreas, em diversas regiões do país, com ênfase inicial em aeroportos (Projeto Aeroportos Solares) e estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014 (Projeto Estádios Solares). 

O projeto pretende também incrementar a conscientização do público e dos agentes do setor elétrico, preparando o mercado brasileiro para a chegada da competitividade econômica da tecnologia solar fotovoltaica, esperada para a próxima década. 

Na semana passada (16/9), o gerador solar fotovoltaico do Laboratório de Energia Solar da UFSC completou 12 anos de funcionamento ininterrupto, o primeiro do Brasil a ser integrado à arquitetura de prédio urbano e interligado à rede elétrica pública. 

Com a repercussão esperada para as ações desenvolvidas a partir deste projeto, é esperado que se abra o caminho para o estabelecimento de fábricas de módulos fotovoltaicos e componentes associados no Brasil. 
 
O gerador-piloto deste projeto, com 12 kWp, já está em operação desde fevereiro deste ano, e serve atualmente como área de convivência no setor de estacionamentos frontal da Eletrosul. Está previsto o funcionamento de um bicicletário sob esta cobertura. O projeto conta com financiamento do Banco de Fomento Alemão KfW. 
 
Agência de Comunicação da UFSC