Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O conteúdo sobre matemática na Wikipédia em português ficou mais consistente, confiável e amplo nos últimos dois anos. Isso porque, de lá para cá, o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP, tornou-se a maior instituição no mundo em geração de conteúdo matemático de forma estruturada e reportada para a enciclopédia on-line, de acordo com o monitor institucional da própria Wikipédia. 
Produzida de forma colaborativa, a enciclopédia on-line tem se mostrado uma maneira de difundir conteúdos científicos para um público diverso. Atualmente, a força-tarefa de difusão de conteúdo matemático criada no Neuromat resultou em 19,6 milhões de visualizações de páginas de conteúdos matemáticos na Wikipédia.

A equipe do centro de pesquisa criou 4,24 mil novos verbetes e outros 21,8 mil foram melhorados. As buscas e visualizações desses verbetes intensificaram-se quase que instantaneamente após o trabalho do NeuroMat. Apenas o verbete mais buscado, referente a desvio padrão, tem 294 mil visualizações até junho deste ano, seguido pelo mediana, com 204 mil visualizações.

“Sabe quantos jovens estão matriculados no ensino médio no Brasil? Oito milhões. Com o trabalho de colaboração na Wikipédia conseguimos difundir o conteúdo matemático para muito mais gente”, disse Fernando da Paixão, coordenador de difusão do CEPID NeuroMat.

O conteúdo divulgado pelo Neuromat também vai além do currículo do ensino médio. Primeiro, a equipe selecionou para trabalhar 14 verbetes – sobre temas como distribuição normal ou distribuição de probabilidade –, considerados a base da estatística e que atendiam ao objetivo de criar recursos educacionais abertos na internet. Eles foram criados, melhorados ou ampliados e cada um deles tem, em média, 200 mil acessos por mês. Depois os conceitos mais avançados e trabalhados no próprio NeuroMat foram ganhando verbetes completos na Wikipédia.

O grupo também escreve novos verbetes ou versões melhoradas de temas que unem neurociência e matemática, como os de doença de Parkinson, Alzheimer e lesão do plexo braquial.

“Antes de começarmos esse trabalho, a versão em português da Wikipédia tinha menos de um quarto de todo o conteúdo de matemática disponível em inglês, por exemplo. Hoje isso está diferente”, disse João Alexandre Peschanski, professor de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e um dos coordenadores da iniciativa no NeuroMat.

Peschanski afirma que, sobretudo nos países da América do Norte, é comum que centros de pesquisa colaborem com a Wikipédia, em um trabalho institucional ou voluntário dos pesquisadores, divulgando conteúdos relacionados e aumentando a credibilidade dos verbetes.

O trabalho de difusão de conteúdos pela Wikipédia surgiu de uma demanda interna do NeuroMat. “Como somos um centro de pesquisa multidisciplinar, notamos que alguns termos podiam apresentar significado diverso, dependendo da área do pesquisador. Um exemplo é o conceito de ‘significância’, que tem sentido diferente para um biólogo e para um estatístico”, disse Peschanski.

Difusão da difusão

Paralelamente ao trabalho de ampliar e aprofundar os conteúdos de matemática na enciclopédia on-line, o NeuroMat passou a ser um centro de discussão de práticas de difusão wiki, e possibilitou então o primeiro bolsista wikipedista de iniciação científica do Brasil e promoveu encontros, os chamados Edit-a-thons – maratonas de edição de textos para a Wikipédia –, além dos treinamentos técnicos (Wikidata Labs) com especialistas e colaboradores experientes da Wikipédia. A última edição do Wikidata Labs, realizada em junho deste ano, contou com a participação de dois dos principais nomes internacionais dos projetos Wikimedia, Andrew Lih, da American University e Magnus Manske, da Cambridge University.


Com a experiência de fazer difusão de conteúdos via Wikipédia e o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho, o grupo passou a ser procurado por outros museus e centros de pesquisa interessados em divulgar conteúdos pela enciclopédia on-line. “Passamos a fazer a difusão da difusão”, disse Fernando da Paixão.

Um dos projetos em parceria foi a difusão de vídeos e imagens e material didático da Matemateca, um projeto com o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, que pode ser usado por professores e leigos.

Outra parceria resultou na disponibilização de fotos do acervo do Museu de Anatomia Veterinária da Universidade de São Paulo (MAV-USP) na Wikipédia. Com a iniciativa, estudantes, acadêmicos ou apenas curiosos têm acesso a mais de 400 arquivos que mostram, por exemplo, o estômago de bovinos e o pulmão de um cavalo.

Há ainda a parceria com o Museu do Ipiranga, que permitiu o acesso aberto a obras digitalizadas na Wikipédia.

“Isso tem tudo a ver com a filosofia de ciência aberta que trabalhamos aqui no NeuroMat e que é a base da Wikipédia também”, disse Peschanski.

Agência FAPESP