Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unisul logoA fazenda experimental Agro Veterinária da Unisul, em Braço do Norte, abriga em torno de 30 animais/gado leiteiro da raça Jersey, os quais além de gerarem o leite que é comercializado junto a lacticínios da região, também atendem as aulas práticas dos cursos de Agronomia e Veterinária, nas áreas de produção leiteira e derivados do leite, reprodução, sanidade animal, forragicultura, nutrição animal, entre outros.
Silagem na fazenda experimental

A Unidade Experimental Agro Veterinária de Braço do Norte elaborou a primeira reserva alimentar (na forma de silagem) a partir do milho plantado na safra de verão, de uma área de um hectare (10.000 m2). Professores e acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária implantaram e conduzem a lavoura. Mesclando a prática e a teoria, são responsáveis pelo aproveitamento, ou seja, cálculo da base alimentar que a silagem representará na nutrição final dos animais.

No inverno existe escassez de pastos, e com esta reserva alimentar a Unidade terá alimento suficiente para as vacas leiteiras. A fazenda experimental tem mais um hectare (10.000 m2) de milho plantado que também será utilizada para silagem no início de fevereiro, totalizando 2 hectares de lavoura de verão de milho.

“Conceitualmente silagem pode ser considerada como o produto final da fermentação da massa de forragem (no caso a planta de milho) sem a presença de oxigênio, realizada por bactérias, que consomem, principalmente, os açúcares disponíveis no material depositado no silo”, destaca o professor Gilmar Pla.

*A Forragicultura é a ciência que estuda as plantas utilizadas como forragem animal e a interação delas com os animais, controle de solo e meio ambiente.