Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, desenvolveu uma ferramenta com a finalidade de apresentar resultados de pesquisas de opinião sobre a Avaliação para Governadores de 10 Estados e Presidentes da República. O projeto disponibiliza, de forma aberta a pesquisadores e interessados em geral, informações de pesquisas de opinião de dois institutos: Ibope (Avaliação e Aprovação) e Datafolha (Avaliação).
No caso do Ibope, os dados se referem aos presidentes da República, de 2000 a 2015, e do Datafolha, de 1992 a 2014.

No que se refere à Avaliação de Governadores, são contemplados os seguintes Estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, de 1996 a 2016.

A plataforma permite identificar o percentual do eleitorado que avalia cada governante como Ótimo/Bom, Regular ou Péssimo.

O aplicativo permite também comparar as avaliações com indicadores da atividade econômica, de forma a associar o desempenho da economia com o nível de satisfação dos cidadãos. O site propicia acesso e compreensão clara ao visitante, utilizando as ferramentas das ciências sociais, estatística e ciência da computação.

A plataforma desenvolvida pelo CEM pode ser acessada no endereço http://centrodametropole.org.br/avaliacao.

Agência FAPESP