Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) recebe até o dia 15 de fevereiro inscrições para o Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva de Idosos com Doença de Alzheimer (PRO-CDA). O programa é desenvolvido no Departamento de Educação Física da Unesp em Rio Claro desde 2006 e envolve profissionais das áreas de educação física, medicina, fisioterapia e psicologia, entre outros, sendo um dos pioneiros no Brasil.
A doença de Alzheimer é mais conhecida pelas alterações na memória recente, mas diferentes alterações neuropsicológicas podem estar presentes em alguns pacientes, como: ansiedade, depressão, agitação, irritabilidade, apatia, alucinações, delírios e distúrbios do sono.

De acordo com a Unesp, além dos grupos de atividades físicas e de convívio social voltados a pacientes que se encontram nos estágios iniciais e intermediários da doença, o PRO-CDA oferece atividades físicas aos cuidadores de idosos com Alzheimer, proporcionando alívio da sobrecarga e a redução dos níveis de estresse.

Para os pacientes em estágios mais avançados da doença, o programa oferece orientação para os familiares e cuidadores para a realização de atividades domiciliares.

Os interessados podem ligar para o telefone (19) 3526-4361 e falar com Flavia, Thays ou Angélica para agendar o primeiro contato.

Nessa ocasião, ou logo a seguir, deve ser apresentada uma declaração do médico que acompanha o paciente, informando o diagnóstico de doença de Alzheimer e os medicamentos que estão sendo usados. É desejável que também sejam apresentadas cópias dos exames realizados.

Antes de iniciar o programa, é necessário que o idoso apresente um parecer médico sobre a possibilidade de realizar atividades físicas adaptadas à sua condição clínica.

Logo a seguir, será realizada uma avaliação das funções cognitivas, como memória, raciocínio, capacidade de linguagem e de reconhecimento, entre outras, além de uma avaliação da capacidade motora do paciente.

As atividades são realizadas nas dependências do Departamento de Educação Física da Unesp, no campus da Bela Vista: Av. 24-A N. 1.515 – Rio Claro, SP.

A coordenação da atividade é de José Luiz Riani Costa, professor do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro.

Agência FAPESP