Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A lista do Brasil com os projetos finalistas que concorrem ao Prêmio Newton 2018 foi divulgada, com seis projetos conduzidos em colaboração entre pesquisadores brasileiros e britânicos. Um dos projetos tem apoio da FAPESP. O prêmio tem valor de £ 200 mil (aproximadamente R$ 1 milhão), para ser aplicado na continuidade da colaboração. O Prêmio Newton é concedido aos melhores projetos de ciência e inovação que consigam demonstrar uma contribuição ao desenvolvimento social e econômico dos países parceiros do Fundo Newton. 
(foto: Prêmio Newton)Esta é a primeira edição do prêmio para países da América Latina e, além do Brasil, foram selecionados finalistas para edições no México, Chile e Colômbia. O prêmio é um incentivo para cientistas desenvolverem mais parcerias com o Fundo Newton e o Reino Unido na solução de desafios globais, como a pobreza, mudanças climáticas e saúde pública.

Segundo os organizadores, este ano foram inscritos 56 projetos no Brasil para concorrer ao prêmio. Houve uma grande variedade de projetos inscritos nas áreas de desenvolvimento sustentável, saúde pública, redução da desigualdade e outros temas, como construção de cidades sustentáveis e consolidação da paz e a justiça nas sociedades.

Os projetos finalistas contemplam três critérios importantes no âmbito da atuação do Fundo Newton: das pessoas, novas pesquisas e de como ideias podem ser um catalisador para transformação.

“Como presidente do comitê estou feliz que temos uma lista tão diversa e competitiva, estou ansioso para trabalhar com o Comitê Internacional para selecionarmos o ganhador”, disse Sir Venki Ramakrishnan, presidente do Comitê do Prêmio Newton, presidente da Royal Society e ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2009.

Ele destacou que um dos objetivos do Prêmio Newton é manter parcerias de longa data, desenvolvidas entre pesquisadores britânicos e brasileiros.

“O Brasil tem uma riqueza de excelência em pesquisadores em colaboração com o Reino Unido que lidam com diversas questões, por meio das parcerias do Fundo Newton. A ciência e a inovação dependem dessas parcerias ao redor do mundo: compartilhar conhecimento e recursos para melhorar nosso entendimento e dar chance para descobertas com o potencial de mudar vidas”, disse.

O Comitê do Prêmio Newton revisará as inscrições selecionadas e escolherá o ganhador a ser anunciado no dia 13 de novembro em cerimônia que será realizada em Brasília, com a presença do embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan.

Haverá ainda uma recepção no Reino Unido, em dezembro, com a presença do ministro britânico das Universidades, Ciência, Pesquisa e Inovação, Sam Gyimah, para celebrar as colaborações internacionais de ciência e inovação do Reino Unido com os quatro ganhadores dos países participantes da América Latina: Brasil, México, Chile e Colômbia.

Os finalistas ao Prêmio Newton 2018 no Brasil são:

Identifying novel intervention strategies to overcome early embryo exposure to environmental stresses: Can we grow robust cattle to sustainably enhance food production?
Parceiros dos projetos: Juliano Coelho da Silveira (Universidade de São Paulo) e Niamh Forde (University of Leeds). O projeto foi selecionado em chamada de proposta lançada pela FAPESP com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, e com a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido.

Indigenous knowledge sharing networks to promote the wellbeing of Guarani and the restoration of the Atlantic Forest
Parceiros do projeto: Marc Brightman (Centro de Antropologia de Sustentabilidade da University College London) e Daniel Calazans Pierri (Centro de Trabalho Indigenista).

Historic collections as a means of valorising indigenous knowledge
Parceiros do projeto: William Milliken (Royal Kew Botanic Gardens) e Viviane Stern da Fonseca Kruel (Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro).

Role of NK and senescent T cells in the Pathogenesis of human cutaneous leishmaniasis
Parceiros do projeto: Arne Akbar (University College London) e Daniel Gomes (Universidade Federal do Espírito Santo).

Combining Computational Approaches, Phenotypic Assays & Structure-Based Drug Design For Progressing New Antischistosomal Lead Compounds Towards Pre-Clinical Studies
Parceiros do projeto: Nicholas Furnham (London School of Hygiene and Tropical Medicine) e Floriano Silva-Jr (Fundação Oswaldo Cruz).

Multi-purpose acoustofluidic devices for new Neglected Tropical Diseases assays
Parceiros do projeto: Bruce Drinkwater (Universidade de Bristol) e Glauber Silva (Universidade Federal de Alagoas).

Mais informações: www.newtonfund.ac.uk/newtonprize.

Agência FAPESP