Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp abriu uma vaga de pós-doutoramento em Engenharia de Processo para o Projeto Temático “Da fábrica celular à biorrefinaria integrada Biodiesel-Bioetanol: uma abordagem sistêmica aplicada a problemas complexos em micro e macroescalas”, apoiado pela FAPESP. Com supervisão do professor Roberto de Campos Giordano , o tema do pós-doutorado é “Análise e otimização do processo de produção de biodiesel integrada à produção de bioetanol 1G-2G”. As inscrições podem ser feitas até 8 de julho de 2017.
O bolsista de pós-doutorado realizará simulação de processos integrados de produção de bioetanol 1G-2G em simulador Aspen Plus associado à análise técnico-econômica. Estão contemplados também o estudo da purificação do glicerol residual da produção de biodiesel e a avaliação térmica desse composto.

Os trabalhos serão desenvolvidos no Laboratório de Extração, Termodinâmica Aplicada e Equilíbrio (Extrae). O pós-doutorando deverá se comunicar com vários grupos que trabalham em diferentes subprojetos do Projeto Temático.

Os candidatos devem ter título de doutor obtido há no máximo sete anos, no país ou no exterior, preferencialmente na área de Engenharia de Alimentos ou correlatas.

Esse programa de pesquisa demanda experiência em: 1) Simulação e otimização de processos de produção de biocombustíveis (bioetanol e biodiesel) em Aspen Plus; 2) Análise tecnoeconômica; 3) Análise de dados de equilíbrio de fases (equilíbrio líquido-vapor, equilíbrio líquido-líquido-vapor e equilíbrio líquido-líquido) e modelos termodinâmicos moleculares e preditivos; 4) Experiência comprovada em atividades como: análises físico-químicas e instrumentais e em experimentos em escala laboratorial e/ou em planta-piloto em processos de interesse do projeto: bioetanol, biodiesel e biocompostos.

Interessados devem enviar currículo (em pdf) até 8 de julho de 2017, indicando a experiência nessas técnicas e destacando publicações em revistas científicas indexadas, de acordo com a súmula curricular FAPESP.

O currículo deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O assunto do e-mail deve incluir o seguinte texto "PD – Process Engineering” e o nome completo do candidato. O candidato receberá um e-mail informando se ele foi indicado ou não para a bolsa.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1619.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP