Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro oferecem oportunidade de Pós-Doutorado, Treinamento Técnico e Iniciação Científica nas áreas de Química Orgânica e Química de Produtos Naturais com bolsas da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 30 de abril.
Os bolsistas integrarão a equipe do Projeto Temático "Estudos integrados para o controle de formigas cortadeiras", que tem como objetivo controlar a atividade de formigas cortadeiras visando reduzir a sua ação como praga agrícola, além de formar recursos humanos.

São, ao todo, quatro bolsas de Pós-Doutorado, cada uma delas com objetivos específicos e atividades em diferentes departamentos e campi.

Os bolsistas selecionados trabalharão nos laboratórios coordenados pelos profs. João Batista Fernandes, Paulo Cezar Vieira, Maria Fátima das G. Fernandes da Silva, Dulce Helena Ferreira de Souza, Quezia Bezerra Cass e Ronaldo Censi Faria, no Departamento de Química da UFSCar (DQ), nas áreas de interface de produtos naturais, microeletrodos e enzimologia. O quarto bolsista trabalhará no Centro de Estudos de Insetos Sociais do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro/SP (IB), coordenado pelo prof. Odair Correa Bueno, na área de microscopia confocal de formigas cortadeiras expostas a agrotóxicos.

Os candidatos deverão enviar carta de interesse, indicando se o interesse é pelas bolsas de São Carlos ou Rio Claro, e curriculum vitae atualizado, incluindo trabalhos publicados que atestem a capacidade de realização do projeto, para o endereço do coordenador do Projeto Temático, João Batista Fernandes, no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O candidato deverá ter doutorado em áreas de Química Orgânica, Bioquímica, Biologia e afins; ter obtido o título de doutor há no máximo sete anos; e ter currículo que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto.

Para a bolsa em Rio Claro, o candidato deve ter experiência comprovada com trabalhos publicados na área do projeto e sobre o grupo taxonômico alvo (formigas); e experiência comprovada na área de Biologia Celular e Molecular, com conhecimento de técnicas de microscopia: óptica, eletrônica e confocal, aplicadas no estudo do grupo taxonômico alvo do subprojeto.

A oportunidade está publicada no endereço http://www.fapesp.br/oportunidades/1100/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Bolsa de TT e IC

O Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar oferece também duas bolsas de Treinamento Técnico (TT) e quatro de Iniciação Científica IC; e o Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro, duas Bolsas TT e duas de IC.

Os bolsistas selecionados para as bolsas em São Carlos trabalharão nos laboratórios coordenados pelos profs. João Batista Fernandes, Paulo Cezar Vieira, Maria Fátima das G. Fernandes da Silva, Moacir Rossi Forim, Dulce Helena Ferreira de Souza e Ronaldo Censi Faria, no Departamento de Química da UFSCar (DQ), nas áreas de interface de produtos naturais, microeletrodos e enzimologia.

Os bolsistas selecionados para as bolsas em Rio Claro trabalharão no Centro de Estudos de Insetos Sociais do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro/SP (IB), coordenados pelos prof. Odair Correa Bueno, Fernando Carlos Pagnocca e André Rodrigues, nas áreas de microscopia confocal de formigas cortadeiras expostas a agrotóxicos; interações fungos-Escovopsis-formigas cortadeiras; e em fomentar o acervo do banco de microrganismos.

Todos os bolsistas desenvolverão pesquisa ou treinamento com particular ênfase no controle de formigas cortadeiras.

O candidato deverá possuir currículo que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto e dedicar o número de horas estabelecido pela FAPESP (Bolsas: TT-1 15 h, TT-2 e TT3 40 h) às atividades do projeto (as bolsas são por 24 meses); as bolsas de IC são por 12 meses com possibilidade de renovação.

As inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail. Os candidatos deverão enviar carta de interesse, indicando se o interesse é pelas bolsas de São Carlos ou Rio Claro; curriculum vitae atualizado; e histórico escolar completo do curso técnico ou da graduação, para o endereço do coordenador do Projeto Temático: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1103/.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, TT e IC, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP