Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares, resultado de parceria entre FAPESP, Glaxo-SmithKline e Instituto Butantan, oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado em Biologia Celular no Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan, em São Paulo, com bolsas da FAPESP. As bolsas estão vinculadas ao projeto “Rational approach for searching molecular targets involved in inflammatory events and cell survival”, no âmbito do Programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Os prazos de inscrições encerram em 14 de abril.
A primeira bolsa está relacionada ao projeto Alvos terapêuticos epigenômicos: Perfil de miRNA em um modelo in vitro de osteoartrite tratado com rLosac (PD-1). O candidato selecionado irá contribuir para a identificação, elucidação e validação de novos alvos/vias envolvidos em doenças relacionadas com processos inflamatórios, tais como osteoartrite, câncer, remodelagem tecidual, artrite reumatoide, doenças metabólicas e neurodegenerativas.

O grupo de pesquisa ao qual o bolsista estará ligado emprega uma abordagem interdisciplinar, combinando o uso de compostos naturais a partir de fontes animais (veneno total, secreções animais, toxinas purificadas, peptídeos derivados de toxina e novas moléculas presentes em bibliotecas de cDNA), metodologias moleculares e celulares, técnicas de microscopia de alto rendimento, abordagens bioinformáticas, formalismos computer-aided molecular design (CAMD), proteômica e análise de expressão gênica, para criar uma abordagem racional na procura de alvos moleculares envolvidos em eventos de inflamação e sobrevivência celular.

Os candidatos devem ter doutorado em Biologia Molecular, Biotecnologia ou áreas afins, habilidade em microscopia de alto rendimento e conhecimento de bioinformática para análise de microarranjos (microarrays), PCR em tempo real, boas práticas de laboratório (BPL), análise de sequenciamento de nova geração e técnicas de imagem. Experiência com microRNA constitui uma vantagem (mas não requisito).

O candidato deve ter pelo menos um artigo científico como primeiro autor em revista internacional indexada e motivação para resolver problemas biológicos complexos no campo da descoberta de alvos.

Os interessados devem enviar seus pedidos, incluindo uma carta de apresentação, descrevendo suas realizações de pesquisa, curriculum vitae e duas cartas de recomendação para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia para a pesquisadora principal, Ana Marisa Chudzinski Tavassi, no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1058/.

A segunda bolsa está vinculada ao projeto que estuda ações de toxinas isoladas de diferentes venenos animais sobre a glicação de matriz extracelular no modelo de osteoartrite in vitro.

O projeto de pesquisa de pós-doutorado visa desenvolver investigação na área de toxinas no estudo de glicação de matriz extracelular, com o objetivo de agregar novos conhecimentos na área de biomateriais e bioprodutos.

É desejável que o candidato tenha experiência na área de Biologia Celular e Molecular, com experiência em técnicas de análise em glicação in vitro, matriz extracelular, cultura de célula bidimensional (2-D) e tridimensional (3-D), ensaios de migração e adesão em 3D, análise de imagens em microscopia confocal, HPLC, espectrometria de massa, Western Blotting e imunocitoquímica. É desejável que o candidato tenha facilidade de trabalhar em equipe e seja fluente em inglês.

Os interessados devem encaminhar seus pedidos, juntamente com carta de apresentação descrevendo experiência na área da pesquisa, curriculum vitae e duas cartas de recomendação para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP