Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Uma vaga de Pós-Doutorado com bolsa da FAPESP está disponível na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). O prazo para inscrições vai até o dia 23 de fevereiro. A oportunidade, para início imediato, integra o Projeto Temático Estudos com Bunyaviridae causadores de doença. O candidato selecionado atuará no Centro de Pesquisa em Virologia da FMRP, junto ao subprojeto “Pesquisa de hantavírus e outros vírus de pequenos mamíferos selvagens incluindo seus ectoparasitos”.
Os objetivos do trabalho serão detectar hantavírus pela técnica de metagenoma viral e RT-PCR em pequenos mamíferos selvagens; identificar e analisar a dinâmica populacional de potenciais reservatórios naturais dos hantavírus detectados; modelar e analisar os fatores de risco ambientais e ecológicos que possam influenciar na infecção viral dos animais infectados e que possam afetar o homem; analisar a diversidade (viroma), evolução e filogeografia dos vírus detectados nas diversas espécies de pequenos mamíferos capturados; isolar, caracterizar filogeneticamente e analisar a cinética de infecção dos hantavírus e outros vírus detectados em seus reservatórios naturais.

Para candidatar-se, é preciso ter título de doutor em Imunologia, Virologia ou áreas correlatas, adquirido nos últimos cinco anos.

Também é necessário ter experiência comprovada em trabalho de campo com captura de pequenos mamíferos selvagens; experiência em técnicas de RT-PCR, ELISA, imunofluorescência, cultivo celular e isolamento viral, PCR em tempo real; conhecimentos e experiência em bioinformática, bioestatística e em laboratório de nível de biossegurança 3; conhecimentos em ecologia de pequenos mamíferos selvagens e experiência em manipulação de animais de laboratório.

Interessados devem enviar um arquivo PDF para Luiz Tadeu Moraes Figueiredo no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1016.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP