Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural, constituído pela FAPESP em parceria com a BG Brasil, oferece uma oportunidade de bolsa de doutorado no Imperial College, no Reino Unido, com recursos do convênio CNPq-BG Brasil. O bolsista vai atuar no âmbito do Programa de Política Energética e Economia do Centro. O prazo de inscrição encerra em 20 de dezembro.
O objetivo deste programa de doutorado será desenvolver uma ferramenta para avaliação da sustentabilidade por meio de uma abordagem de otimização de sistemas de engenharia, que poderá ser utilizada para avaliar o desempenho ambiental e econômico da produção de gás natural e de fornecimento de GNL, segundo opções da cadeia de valor econômico.

O grupo MERG do Imperial College desenvolveu um modelo de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para a produção de gás natural, cadeia de suprimentos e geração de energia, que estima com precisão as emissões de gases do efeito estufa (GEE) com base nas características do sistema de engenharia da cadeia de fornecimento considerada.

Modelos de Custos de Ciclo de Vida (CCV) para transporte e armazenamento de CO2 foram também desenvolvidos, assim como um modelo multi-período espacialmente explícito de otimização de um sistema de geração de energia, incluindo transporte e infraestrutura de armazenamento de CO2, o que permite a avaliação do desempenho técnico-econômico da cadeia de abastecimento de CO2 sob restrições impostas.

Usando esses modelos como ponto de partida, esta proposta de programa de Doutorado pretende:

    Desenvolver modelos de custo de ciclo de vida para os componentes relacionados à produção de gás natural e da cadeia de suprimentos, para acoplá-los aos modelos existentes ACV e com o mesmo nível de detalhe desses últimos.
    Adicionar a funcionalidade necessária para os modelos de ACV e CCV com o intuito de avaliar oportunidades de redução de emissões de CO2 na produção de gás natural e no transporte de GNL.
    Considerar, em conjunto, o desempenho técnico-econômico de opções diferentes da cadeia de valor ao longo do tempo, dada a incerteza das condições de mercado (por exemplo, óleo, preço do gás, preço do CO2) e aspectos fiscais e regulatórios (por exemplo, Padrões de Desempenho de Emissões do Reino Unido e da Comunidade Europeia e os padrões/diretrizes sobre o impacto de mudanças climáticas no meio ambiente do Grupo BG).
    Aplicar o processo de otimização e os modelos desenvolvidos ao cenário brasileiro considerando os recursos de gás natural existentes no país e algumas opções na cadeia de suprimentos.
    Fornecer recomendações de caráter estratégico e publicar os resultados da pesquisa.

O candidato deverá ter média superior a 7,5/10,0 na graduação e curso de mestrado concluído. Além disso deverá realizar o exame de proficiência na língua inglesa IELTS.

Consultas e documentos para inscrição (Curriculum Vitae, históricos escolares e diplomas traduzidos e duas cartas de recomendação) deverão ser enviados para professora Anna Korre, do Departamento de Ciência e Engenharia da Terra Imperial College London, South Kensington Campus, Londres SW7 2AZ, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e fone +44 (0) 20 7594 7372.

O candidato selecionado deverá apresentar um projeto de pesquisa de doutorado para sua inscrição no Imperial College, como parte dos critérios de admissão dessa universidade.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/975/.

Agência FAPESP