Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A NRG Energy, empresa norte-americana de energia, a Canadá Oil Sands Innovation Alliance (Cosia) e a XPRIXE, organização norte-americana que destaca iniciativas a grandes desafios ambientais, lançaram em setembro a competição global NRG COSIA Carbon XPRIZE para estimular o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de conversão de CO2 em novos produtos nos próximos quatro anos. Os recursos anunciados são de US$ 20 milhões.
A competição prevê a formação de equipes que disputarão prêmios depois de escolher entre duas rotas distintas: tecnologias a serem testadas em usina de carvão e tecnologias voltadas para usina de gás natural.

As equipes competem em três rodadas. Na primeira, apresentam informações técnicas e comerciais sobre sua tecnologia, requisitos técnicos entre outros. As equipes classificadas passam para a segunda rodada, de demonstração da tecnologia em ambiente controlado, já incluindo a contabilidade na conversão do CO2. As que passarem para a terceira fase deverão demonstrar o uso da tecnologia em escala maior. Os vencedores em cada uma das rotas receberão um prêmio de US$ 7,5 milhões.

Mais informações estão disponíveis na página do NRG COSIA Carbon XPRIZE.

Agência FAPESP