Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A pesquisadora do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) Katiane Conceição, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), recebeu no dia 30 de julho, no Rio de Janeiro, o prêmio ISI Jan Tinbergen Award 2015. O CeMEAI é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.
Entregue durante o 60° Congresso Mundial de Estatística, o prêmio destaca jovens estatísticos nascidos a partir de 1983, e teve inscritos de 137 países. Também foram premiados os indianos Ajmery Jaman e Arun Kamar Kuchibhotla.

Conceição apresentou o artigo Zero Modified Models for Count Data, sobre um modelo estatístico inovador, que não leva em conta a discrepância na frequência de observações zero que aparecem em uma determinada amostra.

O modelo estatístico tem várias áreas de aplicações. Pode ser usado para identificar o número efetivo de casos de leptospirose em diferentes cidades ou para analisar a quantidade de canhotos em salas de aula. Ou ainda em atividades esportivas, como o futebol.

Conceição é graduada em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem mestrado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutorado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob orientação de Francisco Louzada, coordenador de Transferência Tecnológica do CeMEAI.

Agência FAPESP