Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
IMT logoA 11ª edição do Winter Challenge, um dos maiores eventos mundiais do segmento, ocorrerá de 5 a 7 de junho no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), no Campus de São Caetano do Sul. O evento promove uma competição entre robôs e conta com a participação de equipes de vários países, principalmente da América Latina. Para essa edição já são mais de 800 competidores inscritos e cerca de 350 robôs.
O evento faz parte do calendário de competições de robótica da RoboCore, empresa organizadora de competições,  desenvolvedora de soluções em robótica e encubada pela própria Mauá.

A equipe de robótica do Instituto Mauá de Tecnologia, Kimauánisso Robotics Team, estará presente com a coordenação do professor Anderson Harayashiki Moreira e competirá em cinco categorias (Combate, Trekking, Sumô, Hockey e Seguidor de Linha), com a apresentação de nove robôs. A equipe da Mauá participou da RoboGames, olimpíada de robótica, que aconteceu de 03 a 05 de abril, em San Francisco (Califórnia, EUA). Conquistou o primeiro lugar com o robô Joninhas e o terceiro lugar com o robô Stalinho.

“Estamos otimistas sobre nossas chances. Já conquistamos o primeiro, o segundo e o terceiro lugares em outras competições com alguns dos robôs que participarão desse evento. Nossos projetos estão servindo de inspiração para outras equipes e isso traz-nos orgulho”, comenta o professor Anderson.

Para a Mauá, a participação dos alunos  nesse tipo de competição é muito importante pela experiência prática e pela aplicação dos conceitos vistos em aula em projetos reais. “Nas atividades de robótica, os alunos vivenciam situações próximas da rotina de um engenheiro. Quando ele passa a participar de uma competição, como essa de robótica, em que desenvolve um projeto mecatrônico, percebe a necessidade de integrar todo o conhecimento, além de aprender a trabalhar em equipe e gerenciar prazos. É uma oportunidade de vivenciar o mercado de trabalho”, explica o professor.

Veja a cobertura da edição 2014 do Winter Challenge pelo link https://www.youtube.com/watch?v=frOZNdjTQlU&index=1&list=PLnWpv5C1ai2elBaeeY_ZW-Dgd6yFlHwzW.

Evento: Winter Challenge 11ª edição.

Local: Instituto Mauá de Tecnologia – IMT (Praça Mauá, 1 – São Caetano do Sul).

Data: 05 a 07 de junho, das 10h às 20h.

Público: entrada gratuita.

Mais informações e programação: https://www.robocore.net/modules.php?name=GR_Eventos&evento=22