Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unicamp logoEstão abertas, até 22 de março, as inscrições para o Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2015, competição de modelos de negócios a partir de tecnologias protegidas – patentes e programas de computadores – desenvolvidas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Promovida pela Agência de Inovação Inova Unicamp desde 2011 e destinada a estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados em empreendedorismo tecnológico de todo o país, a competição tem o objetivo de criar oportunidades para o surgimento de empresas de base tecnológica. Ao longo de quatro meses, as equipes inscritas passam por workshops, palestras e mentorias enquanto se preparam para criar seus modelos de negócios.

Entre as novidades desta edição está um workshop em Business Model Canvas (BMC), ferramenta estratégica que contribui para a construção rápida e visual de novos produtos ou serviços, conduzido por Stephen Fleming, vice-presidente e diretor executivo do Enterprise Innovation Institute, do Georgia Institute of Technology (Georgia Tech), em Atlanta, nos Estados Unidos.

“Com base na experiência das últimas edições, nós sentimos a necessidade de envolver as equipes no trabalho prático do desenvolvimento de seus modelos de negócios. Muitos participantes já têm um conhecimento prévio de BMC e aqueles que entram em contato pela primeira vez com a ferramenta têm a chance de experimentá-la, o que pode ser muito proveitoso para seu rendimento na competição”, disse Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e coordenadora de Mentoria do Desafio Unicamp, à Agência FAPESP.

O workshop em BMC será realizado no dia 28 de março, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). Além da palestra ministrada por Fleming, monitores da Liga Empreendedora, grupo de estudantes de graduação e pós-graduação e empreendedores da Unicamp e da região de Campinas, auxiliarão as equipes em um primeiro contato com a metodologia adotada na competição.

Também será oferecida mentoria de profissionais selecionados pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Campinas, pela Associação Campinas Startups (ACS) e pela Unicamp Ventures, com atuação em diversas áreas do conhecimento, que estarão disponíveis para auxiliar no desenvolvimento dos modelos de negócio.

Ao final da competição, cada integrante da equipe vencedora receberá R$ 3 mil, troféu e certificado e participará de pré-aceleração na Baita Aceleradora, voltada a startups na região de Campinas, além de formação Green Belt na Escola EDTI. As equipes em segundo e terceiro lugar também ganharão troféus e certificados e participarão da pré-aceleração, sendo que a equipe vice-campeã receberá R$ 1 mil reais por integrante.

Desde sua primeira edição, em 2011, o Desafio Unicamp levou ao desenvolvimento de mais de 200 modelos de negócios e à criação de três spin-offs – empresas originadas de pesquisas acadêmicas.

Em 2015, patrocinam a iniciativa a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Banco do Brasil e as empresas Embraer, LDSoft, Clarke, Modet & Co, Baita, Edti, Village Marcas e Patentes, PWC, IMA, Matera Systems, 3M e CPFL Energia.

Mais informações e inscrições em www.inova.unicamp.br/desafio.

Agência FAPESP