Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A diretoria da Fundação divulga, nesta quinta-feira, 22 de janeiro, o lançamento de seu primeiro edital de 2015: o Bolsa Nota 10. Voltado a estimular os programas de pós-graduação fluminenses de excelência – avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceitos 5, 6 e 7 –, ele concede bolsas especiais de mestrado, no valor de R$ 2.200, e de doutorado, no valor de R$ 3.050, a alunos de destacado desempenho acadêmico.
Poderão ser indicados alunos de mestrado e doutorado, stricto sensu, de acordo com o seguinte critério: programas de pós-graduação, nível mestrado, com conceito 5 na Capes, podem indicar até dois bolsistas de mestrado; programas de pós-graduação, níveis mestrado e doutorado, com conceito 5 na Capes, podem indicar um bolsista de mestrado e outro de doutorado; programas de pós-graduação, níveis mestrado e doutorado, com conceito 6 na Capes, podem indicar até dois bolsistas de mestrado e um de doutorado; enquanto programas de pós-graduação, níveis mestrado e doutorado, com conceito 7 na Capes, podem indicar até dois bolsistas de mestrado e dois de doutorado.

Os indicados, que não poderão ter vínculo empregatício de qualquer natureza nem qualquer outra fonte de renda, com exceção para o caso de professor substituto (20 horas semanais), na mesma instituição em que estiver cursando a pós-graduação, serão submetidos a uma seleção criteriosa pelos programas, que, por sua vez, enviarão à FAPERJ documento explicando os critérios utilizados, anexado ao pedido feito através do sistema SisFAPERJ.

O programa contempla apenas os últimos doze meses de curso para os alunos de mestrado (13º ao 24º mês) e os últimos 24 meses de curso para os alunos de doutorado (25º ao 48º mês). Essa contagem é feita a partir da data oficial comprovada de ingresso do aluno no programa de pós-graduação. Não será permitida a concessão nem a renovação de bolsas de mestrado a partir do 25º mês de ingresso do aluno no programa, assim como a partir do 49º mês de ingresso para os alunos de doutorado.

A inscrição será realizada em três fases. Além do cadastramento ou atualização do cadastro on-line, tanto do coordenador do programa quanto do orientador e do aluno indicados, também deverá ser enviada uma carta do coordenador ou do vice-coordenador do programa, com sua assinatura e carimbo, descrevendo o processo e os critérios de seleção, assim como o nome dos membros da banca examinadora, a demanda de alunos e o nome dos aprovados, com sua respectiva data de ingresso oficial no curso.  Essa carta será encaminhada ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., juntamente com uma cópia do documento da Capes – que pode ser retirado da página eletrônica da instituição – comprovando o nível e o conceito final atribuídos ao curso. Também será preciso enviar a relação de bolsistas indicados para o primeiro semestre.

O preenchimento do formulário on-line deverá ser feito nos dois momentos de inscrição: para submissão de propostas para implementação de bolsas no primeiro semestre (a partir de março) até 26 de fevereiro, enquanto para as bolsas a serem implementadas no segundo semestre (a partir de agosto), o prazo é de 25 de junho a 23 de julho.

Confira a íntegra do edital Bolsa Nota 10 – 2015