Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Para quem atingiu a pontuação exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e tem interesse por uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), a Unoeste oferece 2.033 bolsas integrais (100%) neste primeiro semestre para 50 cursos de graduação. Mas atenção, para não perder essa oportunidade é importante atentar-se ao prazo de inscrição. Conforme o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o prazo é de 26 a 29 de janeiro para se inscrever, sendo exclusivamente pela internet, no site do programa do governo federal - prouniportal.mec.gov.br.
O coordenador do Prouni na Unoeste, Ricardo Sant'anna de Andrade, orienta aos interessados que façam a inscrição logo no início, para evitar possíveis problemas em razão de congestionamento no portal. Além disso, ele relata que o prazo para a apresentação da documentação, em primeira chamada, será de 2 a 9 de fevereiro; e para a segunda chamada de 19 a 27 do mesmo mês. "Já a lista de espera ocorre nos dias 2 e 3 de março, sendo que a documentação deverá ser apresentada nos dias 10 e 11 do mesmo mês, no Setor de Atendimento ao Aluno [SAA] da universidade".

 Andrade também ressalta a importância de o candidato acompanhar diariamente sua inscrição pela internet, para verificar em qual posição está, já que o MEC atualiza constantemente a pontuação dos cursos. Assim, se ele não conseguir entrar no curso de sua primeira opção, pode conseguir entrar em outro. "É extremamente necessário que o candidato não perca os prazos de entrega da documentação, pois o pré-classificado que não comparecer na data ao SAA, perderá a oportunidade inclusive de concorrer às vagas da segunda chamada", frisa.

Bruno Coelho Gonçalves, 20, conseguiu realizar o sonho de ingressar no ensino superior por meio do Prouni. Prestes a iniciar o 5º termo de Direito, o estudante afirma que a bolsa permite a realização de um sonho. "Sem ela, poderia até estar estudando, mas estaria sufocado financeiramente. O Prouni me proporciona planejar um futuro, não tão distante, de maneira mais racional e segura". Ele lembra que a graduação na área jurídica sempre foi sua prioridade, mas na primeira chamada do programa conseguiu vaga para Psicologia, sua segunda opção, e somente depois foi classificado para o Direito. "Agradeço à Unoeste e ao programa federal por proporcionarem essa oportunidade a vários estudantes, satisfazendo assim realizações pessoais, como também atendendo aos anseios da sociedade por um acesso igualitário à educação".

Para Carina Andressa Pereira Vitoriano, 25, que está no 3º termo de Farmácia, seu futuro tomou um rumo diferente e melhor desde quando conseguiu a bolsa pelo Prouni. "Não teria condições financeiras de fazer esse curso que eu sempre quis, por isso, sou muito grata, já que além da bolsa integral, me formarei na área desejada e ainda numa universidade muito bem conceituada", relata a estudante, afirmando que a sensação é como se tivesse acertado na loteria. "Estou realizando um sonho!", afirma.

Mudanças do governo
Conforme anúncio do Ministério da Educação sobre as alterações no caso do Financiamento Estudantil (Fies) e do Prouni simultâneos, Andrade explica que na Unoeste nada muda, pois as bolsas concedidas pelo Programa Universidade para Todos são integrais (100%), ou seja, não é possível o estudante utilizar os dois benefícios ao mesmo curso.

Quem pode se inscrever?
Dentre os requisitos para candidatar-se ao programa, estão: ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média das notas no Enem 2014 e não ter zerado na redação; ter estudado em escola pública ou particular como bolsista integral (100%); não ter diploma superior; e comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Andrade salienta que também há a possibilidade de o professor da rede pública, no efetivo trabalho, se inscrever para curso de licenciatura, sem comprovação de renda.