Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) está com inscrições abertas, até 20 de outubro, para o seu 23º Programa de Bolsas de Verão. Universitários das áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Engenharias, de instituições da América Latina e do Caribe, podem se inscrever desde que estejam, no mínimo, no quarto semestre do curso e tenham excelente rendimento acadêmico.
Pelo programa, cada bolsista é orientado por um pesquisador de um dos laboratórios nacionais do CNPEM. O bolsista tem como tarefa desenvolver um projeto proposto pelo orientador e apresentar os resultados em seminário, pôster e relatório.

Para se inscrever, o candidato deve anexar ao formulário de inscrição on-line o currículo completo e atualizado, histórico escolar, uma carta explicando porque se considera um bom candidato ao programa e até três cartas de recomendação assinadas por professores.

O candidato deve ainda indicar uma das áreas de interesse para desenvolver seu projeto. Os temas se enquadram nas áreas de: “Aplicação de luz síncrotron”, “Biologia molecular, celular e estrutural”, “Ciência e tecnologia do bioetanol”, “Ciência dos materiais (com ênfase em nanociência e nanotecnologia)”, “Física e engenharia de aceleradores” e “Instrumentação científica”.

Os estudantes selecionados receberão passagem de ida e volta do local de origem para Campinas, hospedagem, refeições, seguro-saúde e transporte entre o local da hospedagem e o campus do CNPEM. Os bolsistas ainda terão acesso a eventos científicos realizados nos Laboratórios Nacionais.

O CNPEM é uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pela gestão de quatro laboratórios que são referências mundiais: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Mais informações sobre o programa: www.cnpem.br/bolsasdeverao/category/historia-do-programa/
 
Agência FAPESP