Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Um grupo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) selecionará um pesquisador da área de Psiquiatria ou Saúde Mental para uma posição de pós-doutorado, com Bolsa da FAPESP. A oportunidade integra o Projeto Temático “Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos – determinantes sociais e biológicos”, que faz parte de um estudo multicêntrico, o European Network of National Networks Studying Schizophrenia Gene-Environment Interactions (EU-GEI), consórcio internacional que tem como objetivo investigar a etiologia, os mecanismos e o prognóstico da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos (EOP).
Os pesquisadores pretendem estimar a incidência de EOP na região de Ribeirão Preto e investigar possíveis interações entre fatores sociais e biológicos na ocorrência de transtornos mentais.

O pós-doutor selecionado conduzirá o subprojeto “Interações genético-ambientais na esquizofrenia e outros transtornos psicóticos”, para investigar possíveis variações na incidência de EOP, considerando urbanicidade e migração interna; associação entre fatores de risco individuais, familiares e de área geográfica e a incidência de EOP; ocorrência de mudanças genéticas em pacientes com EOP, em comparação com controles saudáveis e indivíduos em risco; ocorrência de interações entre os fatores sociais e genéticos na incidência de EOP.

O candidato deve ter formação em Psicologia, com especialização em Saúde Mental, ou em Medicina, com residência médica ou especialização em Psiquiatria e doutorado em áreas afins (Psicologia, Psiquiatria, Saúde Mental, entre outras).

É esperado que o candidato demonstre conhecimentos, habilidades e competências em psicopatologia, epidemiologia, avaliação clínica dos transtornos mentais, diagnóstico em Psiquiatria e instrumentos de avaliação em Psiquiatria e Psicologia.

As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentação anexa em formato PDF, e enviadas para a professora Cristina Marta Del-Ben, pesquisadora principal do projeto (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), até 10 de maio de 2013.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP